Natação – Esporte chance de medalha em 2016! Pratique!

medalha cielo
Cesar Cielo – Medalhista Olímpico na natação!

Olá Pessoal! Natação é o tema de hoje! Um dos esportes que é esperança de medalha para o Brasil nas olimpíadas de 2016. Até 2012, o Brasil arrematou 13 medalhas nadando. Um orgulho que pode ser uma inspiração para começar a prática desse esporte.

Natação – Prepare-se para mais um desafio

Sempre lembrando que antes de começar qualquer atividade física, o atleta deve passar por um teste adequado com um médico, que realmente averigue suas condições físicas para a prática de qualquer esporte. Assim evita-se qualquer risco de prejuízo a sua saúde.

Principais acessórios
Principais acessórios

A natação é reconhecida como uma das atividades mais completas, pois sua prática exercita quase todos os músculos do corpo. Além disso, também é reconhecido com um esporte que melhora a saúde respiratória do atleta.

Para se preparar iniciar esse esporte, o atleta vai precisar de roupa de banho, óculos, touca e nadadeiras (em alguns casos). É importante também se inscrever em uma academia.

Se você é sócio de um clube com piscina, a maioria tem professores disponíveis para ministrar aulas. Assim, você além de treinar, tem oportunidade de aproveitar melhor a infraestrutura do local.

Um esporte diferenciado

A natação é um esporte que exige um grande esforço do atleta. Apesar de ser executado em um ambiente muito agradável e não gerar o característico suor que está associado ao gasto de calorias, ainda assim a natação exige grande esforço, gerando bastante gasto calórico se praticada constantemente e com o apoio de um profissional adequado.

Além disso, a natação é um esporte com impacto mínimo durante sua prática, o que reduz o risco de lesões. Atenção, não quer dizer que não se possa se machucar praticando a natação, mas as lesões de impacto e esforço mais comuns em outros esportes não acontece aqui, porém o atleta deve estar sempre atento a sua postura e principalmente ao joelho e ao ombro.

Outro ponto que precisa ser lembrado, como em qualquer outro esporte é a prática de alongamento para a proteção dos músculos, evitando lesões. Além disso, o alongamento é um aliado para se recuperar mais rápido para o próximo treino.

Algumas dicas importantes

  • A hidratação é fundamental em qualquer esporte e a Natação não foge à regra. Hidrate-se sempre.

    Pratique natação você também!
    Pratique natação! Esporte é saúde!
  • Comece com apenas dois treinos por semana. Aumente gradativamente até chegar ao máximo de cinco treinos.
  • Comece nadando poucos metros por semana, sendo que o aumento máximo deve ser de 300 metros.
  • Quanto menos braçadas melhor. Essa técnica aumenta sua força e resistência, por esse motivo, uma técnica interessante é contar a quantidade de braçadas necessárias para cruzar a piscina e tentar diminuí-las.
  • Na virada da piscina, mantenha o corpo, o mais encolhido possível, assim, você diminui a resistência da água.
  • Nadadeiras curtas fortalecem suas pernas e não interferem na sua coordenação ao nadar.
  • Abdominais e prancha são exercícios importantes para o resultado da natação.
  • Para nadadores velocistas, o esporte pode ser complementado com a bike e para fundistas, a natação pode ser complementada com a corrida, mas atenção, cuidado com a dosagem dos outros treinos para não prejudicar seus objetivos, principalmente se for competir

Agora é colocar mãos à obra e definir os objetivos do seu treino. Mesmo que não deseje competir é importante que tenha um desafio para que se mantenha motivado.

Alguns atletas aproveitam o treinamento na piscina para praticar natação no mar, ou até mesmo provas de triátlon.

Boa sorte e boas braçadas para você. Deixe seu comentário se você gostou e quiser saber de outros temas. Esse espaço é seu e os depoimentos sempre incentivam novos atletas. Acredite !!

Até a próxima!

Abs Ana Ferreirinha

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