Licenciamento de veículos em SP: setembro é a vez das placas com final 7

Se o automóvel não for regularizado, haverá incidência de multa e juros

Para que um veículo automotor terrestre do Estado de São Paulo esteja apto para circular pelo país, é necessário que o cidadão faça, anualmente, o licenciamento do automóvel que possui. O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) serve para que um determinado automóvel fique em conformidade com a lei para circular pelas ruas e estradas. O mês de setembro é o prazo limite para os veículos com placa com final 7 se regularizarem. Se o licenciamento não for realizado até o último dia útil do mês de setembro, haverá incidência de multa e juros.

O valor do licenciamento varia de estado para estado e também de acordo com o tipo do veículo. Você pode fazer o licenciamento tanto presencialmente, em alguma unidade do Detran de São Paulo, quanto pelos correios. No segundo caso, você recebe o documento no endereço cadastrado no departamento de trânsito.

De acordo com o Detran do estado de São Paulo, a taxa de licenciamento deve ser paga com o número do Renavam do veículo em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela internet. Não há emissão de guia ou boleto e o sistema bancário informará se há algum débito do veículo, como multas, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT). Se houver, é necessário quitá-los antes de licenciar o automóvel.

Confira, abaixo, o prazo limite de renovação para automotores, reboques e semirreboques:

Final da placa Prazo de renovação

1 Abril
2 Maio
3 Junho
4 Julho
5 e 6 Agosto
7 Setembro
8 Outubro
9 Novembro
0 Dezembro

Se você deseja consultar o valor do licenciamento do veículo, bem como os demais débitos, há algumas possibilidades. A primeira delas é acessar o site do Detran, clicar na opção de licenciamento anual, fazer seu cadastro e emitir o licenciamento. Você também pode recorrer aos despachantes, que fornecem ferramentas de consulta de débitos e ajudam com o licenciamento de veículos.

%d blogueiros gostam disto: