Judô é esporte destaque nas olimpíadas 2016

rio 2016

Olá

Sabia que o Judô é uma das principais modalidades onde o Brasil tem chance de medalha ? As olimpíadas estão chegando e é importante divulgar os esportes participantes.

Vou começar a escrever sobre alguns esportes voltados para as olimpíadas. Esse evento, independente de qualquer dificuldade, ou impactos trazidos pelo evento para a cidade do Rio de Janeiro será um evento inesquecível para quem tiver oportunidade de participar e assistir.

O Judô é uma arte marcial esportiva que combina jiu-jitsu e outras artes marciais orientais. Ele chegou ao Brasil em 1922 e é bastante difundido atualmente.

Em várias academias,  o esporte está presente  para várias idades e principalmente junto às crianças.

O Judô, vem se destacando no cenário esportivo e principalmente na modalidade feminina onde conquistou medalha de ouro nas olimpíadas de 2012 e são grande esperança em 2016.

No último campeonato mundial, nossa participação foi mais tímida e acabamos ficando em 15º lugar, com duas medalhas de bronze, mas essa modalidade ainda se apresenta como esperança para os jogos olímpicos de 2016.

Golpes e regras do Judô

judo golpe
5 minutos de judo – Pura emoção

A partida de judô tem no máximo 5 minutos e o objetivo do vencedor é aplicar nesse tempo um ippon no adversário.

Ippon: é um ponto completo. seu objetivo é derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. o ippon compara-se ao nocaute do boxe e encerra a luta de forma imediata.

Wazari: O wazari é um ippon que foi aplicado parcialmente, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame. Um wazari correspondem a uma vantagem e dois wazaris correspondem a um ippon.

Yuko: É um golpe onde o adversário vai ao solo de lado. Cada Yuko representa um terço de ponto.

Koka:É a menor pontuação do judô. Vale um quarto de ponto. Ocorre quando o adversário cai sentado. Quatro kokas não gera o final da luta, embora ele seja cumulativo.

Vestimenta e faixas dos Judôs

A prática do esporte exige que o participante utilize o quimono, que é um roupão branco. As calças devem ficar pelo menos cinco centímetros acima do tornozelo.

Em japonês, judô significa “estilo de vida suave” e é um esporte cheio de simbolismo e em muitos momentos revela esse espírito. O instrutor de uma arte marcial é mais do que um professor, ele é um mestre que deve passar uma doutrina e seus ideais e não somente uma luta. Esse conceito nem sempre é observado pelos que estão de fora, mas realmente o espírito elevado norteia essa arte marcial.

As faixas do judô (Obi) tem de quatro a cinco centímetros de largura e não fogem a esse simbolismo. Assim cada cor representa os sentimentos e o estado de espírito dos participantes naquela faixa.Faixas de Judo

Os países tem tratamento diferenciado no Brasil, sendo que o ranking normal das cores é composto da sequência: branca, azul, amarelo, verde, roxa, marrom e preta.

Adicional a essa sequência vem a faixa cinza que se aplica a participantes com menos de 11 anos.

Demais competidores, organizam-se normalmente em duas categorias:

  • De branca a verde

  • De roxa a preta

Judô e seu código moral

O Judô acima de tudo é uma filosofia e tem um código moral disseminado para seus alunos, que tem por objetivo, o crescimento pessoal. Esse código tem oito princípios básicos:

  • Cortesia – educação no trato com o próximo

  • Coragem – para enfrentar as dificuldades com bravura

  • Honestidade – para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações

  • Honra – para fazer o que é certo de acordo com seus princípios

  • Modéstia – para não pensar e agir de forma egoísta

  • Respeito – para viver em harmonia com seu próximo

  • Autocontrole – para estar no comando de suas próprias ações

  • Amizade – para ser um bom amigo e companheiro

medalha judo
Medalha nas olimpíadas de 2016

Hoje o judô foi o esporte de destaque. Mais que um esporte, o Judô é uma filosofia e seus conceitos são muito interessantes e buscam o equilíbrio do participante.

Compartilhe com seus amigos essa filosofia e depois conte aqui nos comentários a sua experiência. E se você tem algum tema que deseja ver aqui. Escreva no comentário e trazemos para você.

Obrigada por sua audiência.

 

Abs

%d blogueiros gostam disto: