Iniciantes na corrida

Olá Pessoal! Hoje vamos falar sobre um esporte que é o queridinho entre muitos. O favorito da maioria dos que praticam atividades físicas regulares ou não. O nosso post de hoje vai tratar da Corrida.

A corrida é um dos esportes mais completos, pois exige esforço de quase todos os músculos do nosso corpo. Sendo assim, para praticar esse esporte, precisamos nos preparar de forma adequada. É importante combinar a corrida com outros exercícios de força para garantir que os músculos estejam preparados para o impacto.

Existem basicamente dois tipos de foco que podemos dar para a corrida: resistência e velocidade. No primeiro, normalmente os treinos são mais longos e com velocidade moderada, dentro do limite individual e quando estamos falando do segundo, normalmente os treinos estão associados a velocidades mais altas, porém os percursos são menores. Quando estamos falando de corridas profissionais, essas características distinguem bem as modalidades do esporte.fazer exercicios correndo


No caso de corredores amadores, o melhor é descobrir aos poucos o seu perfil e na maioria das vezes, misturar esses dois perfis para obter um resultado mais adequado aos seus objetivos, mas não se preocupe, tudo a seu tempo.

Corredor Iniciante

Iniciante é aquele que nunca fez esporte nenhum na vida…. Ele quer começar agora. Então bem em tempo, vamos lá. Vamos correr.

Para iniciar o desafio, não é preciso nada de sofisticado, basta escolher um horário para o qual você vai dedicar um tempinho para aumentar seu bem-estar. Acho importante que para iniciar a corrida, você providencie um tênis adequado (veja uma das dicas abaixo).

Lembre-se sempre. O compromisso é superar a si mesmo e não aos outros.

Dicas para sair correndo por aí

  • Dica 1 – Procure um médico e faça os exames adequados para a prática de esportes. É muito importante saber se você está em condições adequadas para a prática de esportes.
  • Dica 2 – Comece caminhando. O importante é que você coloque desafios nessa caminhada. Após alguns dias caminhando, comece a correr pequenos percursos, intercalando-os com a cainhada. Caminhe e corra, caminhe e corra. Essa é a forma mais correta de começar.
  • Dica 3 – Busque orientação em uma academia, ou com um personal trainer. Outra possibilidade é seguir uma planilha para iniciantes de alguma revista de corrida. Elas tem diversos objetivos e você pode escolher a mais adequada.
  • Dica 4 – Mantenha-se hidratado durante os treinos de corrida. Se você gosta de correr ao ar livre, atenção para o calor. No verão, após 9h, o sol pode ser muito forte. Nem pensar em correr entre 11h e 17h. O dia ainda está a pleno vapor.
  • Dica 5 – Use roupas leves e protetor solar específico. Se puder use boné e óculos, porém nem todos conseguem usar tanta proteção. Eu por exemplo, paro no protetor 70fps
  • Dica 6 – Os treinos de corrida devem ser intercalados com outras atividades e com o descanso. A corrida é empolgante, mas o corpo tem seus limites. Descansar é quase tão importante como treinar. Correr todos os dias fatiga a musculatura e pode trazer lesões que podem até te tirar da corrida.
  • Dica 7 – Faça musculação ou local para obter o fortalecimento necessário, porém lembre-se de inclui o alongamento em sua lista de atividades, pois ele tem papel fundamental para evitar lesões. Acredite!!

Para chegar a escrever essas dicas, tive que aprender ao longo dos anos. Nem sempre segui todas as dicas, e por esse motivo, tive algumas lesões no caminho, mas que já passaram. Pode acreditar que essa é a lista do sucesso para o corredor, principalmente o corredor de rua.

Se você acha que esse post foi legal, deixe seu comentário. Se quiser saber mais sobre algum esporte diferente, deixe seu comentário e escreveremos para você.

Meta descrição: Iniciantes na corrida – Dicas para você sair correndo por aí sem lesões.

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