ENCCEJA 2017 terá inscrições abertas dia 07 de agosto!

Boa notícia aos jovens e adultos que ainda não possuem diploma de ensino fundamental ou médio. A edição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), de 2017, terá inscrições abertas a partir de 07 de agosto. Portanto é tempo de começar a estudar!

O edital, com as informações completas será publicado já no dia 24 de julho. Além disso, foram divulgadas novas regras para participação no ENCCEJA 2017.

As mudanças são referentes ao limite de idade permitido. Em 2017, jovens a partir de 18 anos podem tentar a certificação do ensino médio e adolescentes a partir de 15 anos poderão tentar o diploma de conclusão do ensino fundamental.

O que é o ENCCEJA?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) tem como principal objetivo garantir diploma do ensino fundamental ou médio para jovens e adultos. Desde 2009, era preciso prestar o ENEM para conseguir a certificação.

O exame visa construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

O exame é aplicado também para brasileiros que residem em outros países.

Como fazer a inscrição?

período de inscrições da edição 2017 do ENCCEJA será entre os dias 07 e 18 de agosto. Para participar os candidatos devem acessar o portal do INEP, não será cobrada taxa de inscrição.

O edital, contendo as normas e demais informações, será divulgado no dia 24 de julho de 2017.

Quem pode prestar o ENCCEJA?

O exame é voltado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Segundo o MEC, são esperadas mais de 1 milhão de inscritos em 2017, sendo 220 mil para o ensino fundamental e 815 mil que tentarão o diploma de nível médio.

Como será a Prova?

As provas serão compostas por 120 questões, divididas em 4 áreas, sendo 30 questões para cada área de conhecimento. Haverá também uma redação.

A data prevista para a aplicação das provas é o dia 08 de outubro de 2017 em 564 cidades em todos os estados do país. Os nomes das cidades serão divulgados no edital de abertura do exame em 24/07.

As disciplinas cobradas na prova serão:

Ensino Fundamental

— Língua Portuguesa (Prepare-se com Dicas de Português Curso preparatório);

— Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação;

— Matemática (Prepare-se com Caderno de Testes – 500 Testes de Matemática);

— História (Prepare-se com Caderno de Testes – 500 Testes de História);

— Geografia (Prepare-se com Caderno de Testes – 500 Testes de Geografia);

— Ciências Naturais.

Ensino Médio

— Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

— Matemática e suas Tecnologias;

— Ciências Humanas e suas Tecnologias;

— Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Critérios de aprovação

Para ser aprovado, o candidato deve atingir 50% de acertos em cada área/disciplina, incluindo a redação.

Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

» Prepara-se para o ENCCEJA 2017 com o Simulado Nova – Online com mais de 500 mil questões para praticar! «

ENCCEJA 2017

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: