Empreendedorismo Digital: Quem entra não sai mais

Você alguma vez já deve ter ouvido algo do tipo “trabalhar em casa”, “ganhar dinheiro pela internet” e “conquistar sua independência financeira” não é mesmo? Vamos excluir aquelas pessoas que ainda não compreenderam o vasto e poderoso campo da internet e pensam que tudo que sai do computador é golpe – e geralmente essas pessoas caem sim em golpes…realizados nas ruas ou mesmo por telefone.

Se você agora digitar no Google “ganhar dinheiro na internet” verificará centenas de blogs que trabalham nesse nicho. Se resolver brincar e mudar sua pesquisa para assuntos diferentes como, por exemplo, dicas de maquiagem, encontrará como resultado vários outros blogs listados que lhe darão a informação necessária.

E essa presença de blogs e profissionais que trabalham na internet não é à toa, é simplesmente a realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia – de homens e mulheres, muitos anônimos e de várias faixas etárias dedicados a projetos variados para a sua realização pessoal e profissional.

Ser empreendedor digital é ser blogueiro?

Muitas pessoas pensam que uma coisa é indispensável à outra, mas não. E isso vem um pouco a partir do momento que os blogueiros bem sucedidos tiveram que se atentar a necessidade de regularização do seu trabalho e declarar o Imposto de Renda.

Talvez há 10 anos atrás ninguém imaginava que isso pudesse acontecer no Brasil e que ser blogueiro era somente utilizar um espaço na internet para escrever o seu diário virtual, mas as coisas mudaram, mudam e vão mudar cada vez mais.

Claro que muitos empreendedores preferem trabalhar com blog, pois este é visto como uma espécie de ferramenta básica de trabalho ou o seu “endereço” na web que facilita os encontrar até em todas as suas contas de redes sociais.

Mas, existem outros empreendedores que preferem trabalhar com E-commerce, Redes Sociais ou somente com Email Marketing. Isso vai muito de acordo com tipo de nicho e modelo de trabalho desenvolvido.

Por que o Empreendedorismo cresce?

Primeiro que é uma necessidade do mercado. O mundo está ficando cada vez mais digital. Para ter ideia hoje o seu smartphone passou de um telefone móvel para um computador móvel, onde você paga conta de banco, faz check-in na fila do aeroporto e até faz pedido de pizza.

Recentemente, o banco Itaú anunciou que irá diminuir o número de agências físicas e vai investir em Internet Banking. Grandes lojas varejistas perceberam o quanto é mais lucrativo vender pela internet do que somente em suas lojas e, o surgimento dos aplicativos permitiu o alcance de clientes e empresas desde as pequenas até as de grande porte.

Quais as vantagens de um negócio online?

Isso eu falo de cadeira. Já tive loja física para não ter mais. A burocracia e os gastos com taxas, documentações e equipamentos são de desanimar qualquer empreendedor de visão. Se, por exemplo, você decide abrir uma loja virtual, precisará somente criar e registrar seu site, configurar sua página, criar as formas de pagamento e definir a necessidade de ter ou não um estoque de produtos.

Além de não ocupar tanto espaço e nem fazer com que você tenha que estar presente o tempo todo, as obrigações governamentais (lê-se documentos e taxas para serem pagas) são menores em quantidade e valor.

Em outras palavras, um negócio digital é a possibilidade de realização imediata de um negócio para qualquer empreendedor, independente se ele dispõe de capital ou não. Como curiosidade, a minha empresa foi aberta com R$ 5.000. Agora se eu fosse abrir um ponto comercial físico jamais conseguiria com este valor.

A relação custo-benefício

Costumo dizer, nas consultorias que realizo que um negócio digital é a melhor relação custo-benefício que se possa imaginar. Você investe muito pouco, para manter não é necessário muito dinheiro e, trabalhando com as estratégias certas, recebe um excelente retorno.

E uma das maiores vantagens que existe em trabalhar na internet é o fato de que você estabelece os seus horários, os lugares e os dias que lhe são melhores. Vantagens essas que não se encontra em nenhum outro tipo de trabalho e é por essas e outras que nenhum Empreendedor Digital consegue visualizar sua vida profissional fora da internet. Você consegue?

Gau Figueirêdo
Bacharel em Filosofia, Microempresária e Redatora.
Contribuo, aqui, no “Jornais Virtuais” todos os domingos nas colunas: Empreendedorismo e Sociedades
Meu blog “http://reflexosmentais.wordpress.com/”
Gau Figueirêdo

Gau Figueirêdo

Bacharel em Filosofia, Microempresária e Redatora. Contribuo, aqui, no "Jornais Virtuais" todos os domingos nas colunas: Empreendedorismo e Sociedades Meu blog "http://reflexosmentais.wordpress.com/"

%d blogueiros gostam disto: