Em duas rodas, a vida se equilibra. Experimente pedalar você também.

Olá! De volta falando sobre a vida em duas rodas e como compartilhar esse momento com outros interessados nesse objetivo.

Você conhece os grupos de pedal que estão espalhados por aí?

grupo de pedal

Isso mesmo! Em muitas cidades temos diversos grupos de pessoas que se juntam para circular pela cidade em duas rodas.

A bicicleta vem se consolidando como uma opção importante para que as pessoas se locomovam pela cidade. São uma alternativa saudável e muito flexível  para diversas pessoas.

Se você está interessado no assunto, mas ainda precisa de uma bike e de um empurrão para iniciar o pedal, conheça as dicas para iniciantes. É importante se preparar e conhecer as regras para dar grandes pedaladas pela cidade.

Como escolher meu grupo de pedal

O grupo de pedal, assim como em outras composições, tem diversos objetivos. Um ponto porém acho que é consenso, que esses grupos buscam um maior equilíbrio e conscientização no trânsito que está cada dia mais caótico.

Assim para escolher seu grupo de pedal, primeiro busque em sua cidade. Use o santo Google e ele vai mostrar quais são as suas opções. Existem centenas de grupos espalhados pelo Brasil e a maioria deles se concentra na região sudeste.

Quando localizar o grupo em que você deseja se filiar, observe alguns pontos importantes:

Qual o nível de pedaladas?

Alguns grupos promovem pedaladas para diversos tipos de atletas diferentes, ou seja, você precisa saber se é um grupo de iniciantes, ou um grupo avançado.  Avalie seu nível antes da escolha, pois os níveis avançados podem ser muito cansativos e até mesmo menos seguros se você está iniciando

Observe o percurso escolhido pelo grupo de pedal

Alguns grupos se propõe a objetivos diferentes, assim fique de olho para ver se vai se ambientar com a proposta do grupo. Normalmente, os grupos fazem: trilhas, percurso urbano, cultural e inúmeros outros percursos de acordo com os interesses e afinidades dos participantes.

Ganhe segurança

Pedalar em grupo tem diversas vantagens, principalmente para quem está começando. Quando o pedal envolve um número maior de pessoas, aumenta a sensação de segurança do percurso e isso pode ser bom para quem ainda tem receio de andar pelas ruas. Você pode ir se habituando aos poucos e peça ajuda se precisar.

Pessoas que participam desses grupos normalmente estão dispostos a ajudar e aumentar o número de participantes. A maioria dos grupos tem por objetivo conscientizar a população de que a bicicleta é um meio alternativo e sobretudo sustentável.

Crie seu grupo

Se a sua cidade não tem um grupo, mas ainda assim, você deseja pedalar, seja empreendedor. Crie o seu próprio grupo de pedal.

Para isso, que tal essa sequência:

  • Chame os amigos mais próximos com ideais semelhantes aos seus.
  • Defina com os que toparem a ideia de criar o grupo, quais serão os objetivos e o formato de divulgação.
  • Estabeleça um dia para que os passeios aconteçam
  • Faça com que os passeios sempre aconteçam conforme estabelecido.
  • Mantenha no máximo uma quantidade de 20 pessoas por passeio. Se necessário agende mais horários com os participantes
  • Divida as responsabilidades pelo grupo. Assim você ganha ajuda e as pessoas autonomia no grupo
  • Divulgue seu grupo na Internet, através de um site e outras mídias sociais para que mais pessoas possam participar
  • Organize passeios de acordo com seu público alvo, mesmo que você tenha um pouco mais de trabalho.

Aproveite essas dicas e monte o seu grupo de pedal agora e fique dentro dessa onda. A vida em duas rodas é muito melhor.

Compartilhe com seus amigos essa ideia e depois conte aqui nos comentários como vai a sua experiência. E se você tem algum tema que deseja ver aqui. Escreva no comentário e trazemos para você.

Obrigada por sua audiência.

Abs

Ana

 

 

%d blogueiros gostam disto: