Descubra se financiar um carro vale a pena

Ter um carro próprio é o sonho de consumo de muita gente. Afinal, nada como contar com a facilidade de ter um veículo próprio quando quiser, não é mesmo? No entanto, fazer esse tipo de compra não é nada fácil. Isso porque, mesmo nos modelos populares, o custo tende a ser elevado, sem contar os valores de manutenção, de licenciamento e do seguro. Dessa forma, a opção por um financiamento é, geralmente, a primeira que vem à mente no momento da compra. Mas será que esse tipo de aquisição vale mesmo a pena? Descubra!

Financiamento de carro vale a pena?

A compra de carros por financiamento corresponde a mais da metade do tipo de aquisição entre os brasileiros, que, geralmente, precisam pagar um valor de entrada e passam anos pagando parcelas do veículo. Trata-se de uma modalidade de compra relativamente simples. Assim que encontra o veículo de seu interesse, o comprador procura uma financeira, que pode ser tanto a da montadora ou loja quanto a de alguma instituição bancária.

É certo que esse tipo de compra tem algumas vantagens que chamam atenção, afinal, se o seu financiamento for aprovado, você pode sair com o carro e ainda com a possibilidade de parcelar a sua compra em até 72 vezes. No entanto, as taxas de juros são extremamentes altas e, no final das contas, o carro adquirido pode chegar a custar até 75% a mais que o preço inicial.

Já foi o tempo em que a compra de um carro era considerada um investimento. Mesmo adquirindo um veículo zero quilômetro, a depreciação no valor do carro começa quando ele sai da concessionária. Vale saber que o nível de desvalorização é categorizado de acordo com outros critérios, como o lançamento de novas versões do mesmo veículo, o estado de conservação e, também, os quilômetros rodados. No final das contas, um veículo novo pode desvalorizar, em média, 20% ao ano, e você ainda estará pagando um financiamento de, em média, cinco anos.

Em um primeiro momento, o financiamento pode parecer a solução para que você adquira o tão sonhado carro, porém, é de extrema importância que, para compras de alto valor como essa, o consumidor fique atento e cuide bem de seu dinheiro para não passar tanto tempo pagando juros, impostos e taxas. Por isso, pesquise bem antes de tomar a sua decisão.

Hoje em dia, existem outros meios para a aquisição de veículos. Algumas empresas estão trabalhando com aluguel anual de carros, como é o caso do Carro Fácil, que oferece serviço de carros por assinatura, para que você pague pela utilização do veículo pelo período de um ano. Assim que finalizado esse período, é possível trocar o automóvel por um novo.

%d blogueiros gostam disto: