Descubra os profissionais da Páscoa

Conheça as profissões responsáveis por tornar possível a celebração da Páscoa de chocolate todos os anos.
Com a chegada da Páscoa, e a popularidade do feriado no Brasil, o mercado de trabalho sempre se aquece. É inevitável a abertura de diversas vagas para suportar a demanda de vendas durante o período. Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) o Brasil aparece como o segundo país que mais produz ovos de Páscoa no mundo, ficando atrás apenas da Inglaterra.
Para muitos dos consumidores o processo da Páscoa consiste em ir até o supermercado mais próximo e comprar o ovo de Páscoa para si próprio ou para um ente querido. O que muitos não sabem é que para que isso seja possível o processo de planejamento começa no ano anterior. Além da venda do produto, existe uma equipe que trabalha duro para que o ovo de páscoa seja produzido, tenha a qualidade esperada e esteja na data certa no ponto de venda indicado.
O time envolvido na operacionalização dessa data festiva inclui os mais diversos profissionais, muitos deles nós nem imaginamos que existam e a importância de cada papel. A Adzuna.com.br, uma plataforma agregadora de vagas online, fez uma pesquisa e resolveu homenagear todos esses profissionais em um levantamento que aponta os profissionais incluídos nesse processo.
Profissionais de compras
Esses profissionais são extremamente importantes para que a produção dos ovos possa começar, afinal sem os ingredientes necessários não teríamos os nossos queridos ovos de Páscoa. Eles são responsáveis por realizar a compra e a negociação com os fornecedores. Além disso, acompanham todo o processo e relacionamento com os principais parceiros para garantir o processo de logística.
Profissionais de marketing
Emarketing Digital Marketing The Positioning Of The
O time de marketing tem um papel muito diverso para a realização da Páscoa. Além de fazer parte do time de planejamento e cuidar de toda a divulgação do produto, esses profissionais desempenham um papel muito importante. Eles trabalham duro para selecionar o mix de produto e conseguir viabilizar o que foi planejado. É do conhecimento geral que a Páscoa tem um grande apelo no público infantil, que busca todo ano o ovo de Páscoa do seu desenho favorito. Conseguir o direito de imagem desses personagens é um trabalho árduo que pode demorar meses e que faz parte do escopo dos marketeiros.
Profissionais de Pesquisa e Desenvolvimento
Esse é um profissional que está em alta. Com a indústria ouvindo cada dia mais o consumidor, a pessoa responsável por elaborar e realizar as pesquisas tem um papel muito importante para entender o que o consumidor espera para o próximo ano, tendências de comportamento e até mesmo para colher feedbacks sobre o ano anterior.
Fabricante de Chocolate ou Chocolate Maker

Mais conhecido como fabricante de chocolate, esse profissional acompanha todo o processo de fabricação do chocolate. Desde a plantação de cacau até a produção do chocolate em barras. Parece insignificante, mas a escolha dos grãos faz uma diferença enorme no resultado final do produto. O objetivo aqui é otimizar a produção e também trabalhar em conjunto com o chocolateiro para desenvolver novos produtos com o melhor sabor e melhor textura.
Engenheiro de alimentos
Este profissional é o responsável de fazer todo o processo de produção acontecer, além de programar quais e quantos produtos serão produzidos. Outras questões também fazem parte do dia a dia desse profissional, como garantir os padrões mínimos de saúde, segurança e certificações necessárias para que a produção esteja dentro dos padrões da empresa e da inspeção sanitária.
Coelho de Páscoa
Profissionais com foco na área de eventos e entretenimento não podem perder a chance de usar a Páscoa a seu favor. Muitas empresas, agências de publicidade e comércios em geral apostam na contratação de um coelho da Páscoa para interagir com o público, animar o dia de muitas crianças ou então participar de alguma ativação de marketing voltada para a Páscoa.
Marketing Olfativo

A Páscoa já é uma oportunidade comercial bem conhecida pelos comerciantes. Para ganhar espaço no mercado, alguns começaram a investir em pequenos diferenciais que podem gerar uma grande vantagem competitiva. Experimentos mostram que a associação dessa prática de marketing sensorial pode impactar o comportamento do consumidor e gerar um aumento nas vendas.
Provador de chocolates
Essa parece ser a profissão do sonhos de muita gente e para a alegria geral, ela existe. O sortudo profissional é pago para experimentar diferentes tipos de chocolates e fazer a análise do produto levando em consideração diversos fatores como sabor, textura, mistura dos ingredientes, formato e aroma. Toda essa degustação faz parte de um trabalho de um especialista que é muito importante para o processo do chocolate.
Profissionais da produção
Essa celebração trás diversas oportunidade de trabalho e mais de 15% das vagas abertas se concentram na fase da produção do ovo de Páscoa. Mesmo no processo de grandes empresas parte do trabalho é feito manualmente, como o processo de separar as metades do ovo de chocolate, colocar a etiqueta e até mesmo embrulhar o chocolate. Essa área também é uma opção para profissionais que não têm experiência na área, já que as empresas normalmente oferecem treinamento para os contratados.
Chocolatier ou Chocolateiro
O chocolateiro é o artista do chocolate. Trabalhando junto com o fazedor do chocolate, ele tem como objetivo desenvolver a melhor opção de chocolate para a marca, pensar nos recheios, na receita para a produção do ovo e na mistura dos ingredientes corretos. Esse profissional ainda cria os bombons, trufas e os demais derivados do chocolate.
Veronica Cortizo
Veronica Cortizo é bacharel em marketing e gerente regional do site Adzuna para o Brasil. Para mais informações, entre em contato e-mail: veronica@adzuna.com +44 079384855533 (Londres, Inglaterra).
Veronica Cortizo

Veronica Cortizo

Veronica Cortizo é bacharel em marketing e gerente regional do site Adzuna para o Brasil. Para mais informações, entre em contato e-mail: veronica@adzuna.com +44 079384855533 (Londres, Inglaterra).

%d blogueiros gostam disto: