Cuidados essenciais para conservar a sua geladeira por mais tempo

Fazer o descongelamento e a limpeza de forma adequada pode garantir um bom estado de uso do eletrodoméstico

A geladeira deixou de ser um eletrodoméstico simples e com apenas poucas funções. Com o avanço da tecnologia, ela passou a oferecer diversas funcionalidades, além de simplesmente conservar alimentos. É fácil encontrar modelos de geladeira Brastemp ou de outras marcas que trazem mais praticidade para a limpeza e manutenção do seu eletrodoméstico, como painéis sensíveis ao toque, wi-fi e central inteligente. No entanto, é necessário ficar atento: por mais que você tenha muito cuidado e o produto seja funcional por muitos anos, riscos, manchas e trincas nas prateleiras podem surgir, entre outros problemas.

Descongelamento

Se você tem uma geladeira com o sistema Frost Free, não precisa se preocupar com isso, já que a refrigeração é mais rápida e não há formação de gelo. Caso contrário, é sempre importante realizar com frequência o processo popularmente conhecido como degelo, para evitar o acúmulo de gelo na geladeira.

Independentemente do processo ser manual ou semiautomático, sempre é aconselhável retirar a geladeira da tomada de vez em quando para realizar o descongelamento. Se seu eletrodoméstico possuir a função semiautomática, basta acionar um botão – preferencialmente, à noite, antes de dormir – para que o processo seja desempenhado automaticamente. Nunca jogue água quente para acelerar o processo, pois isso pode acarretar em um superaquecimento no sistema de gás da geladeira.

Limpeza
Depois do degelo, chegou a hora de limpar a geladeira. Nessa etapa, tome cuidado com os produtos que você vai utilizar e sempre desligue o eletrodoméstico da tomada antes de começar a limpar. Não use abrasivos, removedores ou detergentes para não danificar o eletrodoméstico. Para limpar a parte interna, você pode usar uma esponja sem aço e misturar duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada litro de água.

Já a limpeza externa pode ser realizada com água, sabão neutro e uma esponja também sem aço. Para proteger contra a ferrugem e deixar a geladeira com mais brilho, você pode passar ceras de automóvel. A borracha que faz a vedação também precisa receber atenção. Utilize uma escova com água morna e sabão neutro para fazer a limpeza. A poeira que fica atrás da geladeira deve ser retirada com um espanador. Para limpar tanto a parte externa quanto a interna, você também pode utilizar um pano umedecido com água e depois um pano seco. Após o degelo e a limpeza, ligue o aparelho e só depois coloque de volta os alimentos.

%d blogueiros gostam disto: