Cronograma de estudos para o carnaval

carnaval_2017O carnaval chegou! Nós brasileiros sabemos o que significa este evento que mobiliza toda a nação.

Seja para os que aguardam ansiosamente pela festança ou pelos que evitam a todo custo participar da comemoração. O fato é, todos acabam sendo envolvidos de alguma forma.

Para você, concurseiro que está lendo este texto, trata-se de uma época complicada. Quando todos os seus amigos e familiares estão se divertindo ou descansando, manter o foco e o ritmo de estudos pode ser (para alguns) tarefa árdua!

Sabemos que, para quem é concurseiro, uma semana pode representar um espaço de tempo estratégico para o bom desempenho nas provas.

Pensando nisso, nós da Nova Concursos, trouxemos um cronograma especial, para ajuda-los a não perder tempo e qualidade na preparação e ainda, de quebra, conseguir se distrair no feriado.

Lembrando que este cronograma pode ser aplicado não apenas no carnaval, mas em qualquer outro feriado.

Antes do cronograma, descubra que “tipo de concurseiro” você é no momento.

Qual seu tipo de concurseiro?

concurseiroConcurseiro que trabalha: Se você trabalha e estuda para concursos, é mais difícil encontrar uma brecha de tempo para se distrair. O ideal, no seu caso, é aproveitar os dias de folga do trabalho para estudar com maior afinco, revisar matérias mais difíceis e treinar redação. Claro que durante as pausas será possível acompanhar as escolas de samba (pela televisão).

Concurseiro em véspera de prova: Se o edital do concurso para o qual você pretende passar já saiu, você tem pouco tempo até a prova. Portanto aproveite o feriado para repassar exercícios, dar maior atenção ao conteúdo mais difícil para você e revisar tudo. Quanto a diversão, especialistas recomendam tirar um dia para relaxar e se divertir antes da prova. Desta forma, o conteúdo estudado será melhor assimilado na memória.

Concurseiro sem prova marcada: Se a previsão de data para a prova do concurso que você está estudando ainda não saiu, você pode se dar ao luxo de sair “um pouco” da rotina. Mas não pense que isso significa passar os dias do feriado na farra. Mantenha sua rotina normal de estudos, para não perder o ritmo e vá se distrair “com moderação”.

Criando um cronograma

Descubra agora como fazer um cronograma de estudos para concursos eficaz e otimizado.

Sabemos que existem diversas metodologias para se criar um plano de estudos. Para evitar que você se perca e perca seu tempo em meio a tantas informações e fique sem foco, comece agora a criar o seu calendário de metas e atividades.

O método perfeito para você, será o seu método! O que funcionou para 200 concurseiros que escrevem na internet pode não dar certo para você. Nossa proposta é indicar um caminho para que você encontre seu próprio método.

Antes de começar uma rotina de estudos no feriado, responda as seguintes perguntas:

Qual é o melhor horário para que você tenha total concentração?

Quantas horas você está determinado a estudar?

Qual é o número de matérias que você precisa estudar?

Qual o horário que você deseja começar e terminar?

Anote suas respostas e, de forma realística, procure adaptá-las a sua rotina.

Para facilitar a visualização das suas metas e horários, procure criar tabelas. Elas podem ser facilmente feitas no word ou, se preferir, em uma cartolina colada na parede. Veja alguns exemplos:

tabela

cronograma

 

Com as informações necessárias e o material ideal a sua disposição, você é está pronto encarar os estudos no carnaval!

Será perceptível em pouco tempo que seu rendimento irá aumentar e você será capaz de seguir metas tangíveis. Procure também anotar seus rendimentos e avanços, isso ajuda a medir o progresso.

O que você não deve fazer?

⊗Usar o mesmo tempo de horas para todas as matérias. Foque as matérias onde você tem maior dificuldade;

⊗Focar em uma matéria por mais de 2h30. Sua concentração com certeza irá cair;

⊗Estudar por apenas um enfoque e metodologia. Crie mapas mentais, resumos, leituras e exercícios para não se cansar e entender a matéria por diferentes ângulos.

Dicas carnavalescas para sua aprovação

música-para-estudar-neafOuvir boa música pode facilitar o seu foco e afastar possíveis marchinhas de carnaval!

É chato adiar carnaval, aniversário, natal, mas também é chato não ser aprovado no concurso!

Se o edital já saiu: você deve estudar em até 3 turnos de, no máximo 2 horas de estudo em meios períodos e entre turnos.

Se o edital ainda não saiu: Estude a teoria e faça muitos exercícios, focando nas matérias que tem maior dificuldade e naquelas de maior peso na prova.

Não caia na gandaia pensando que deveria estar estudando, nem estude sonhando com a folia. Se fizer isso, não vai aproveitar direito nem um nem outro.

Se for sair, evite os excessos. Ninguém estuda de ressaca.

Não lamente o esforço psicológico que será dedicado ao Carnaval. Entenda que é um investimento: “hoje eu estudo, amanhã colherei os frutos”.

Bons estudos!

 

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: