Contagem Regressiva para o Dia do Consumidor Brasil 2016

Tenho uma boa notícia para você empreendedor digital ou consumidor virtual: na próxima semana acontecerá a 3ª edição do Dia do Consumidor Brasil com várias ofertas criadas pelas maiores marcas / empresas presentes no comércio eletrônico.

Depois do saldão de ano novo (que foi fraco) a oportunidade de alavancar as vendas, logo no primeiro semestre, será realizada no dia 16 de março de 2016, ou seja, uma quarta-feira. A título de curiosidade, o dia anterior (15) é a data oficial do Dia do Consumidor que foi instituída, pela primeira vez, em 1962 pelo então presidente norte-americano John Kennedy e reconhecido pela ONU (Organizações das Nações Unidas).

O objetivo da data é oferecer proteção aos interesses dos consumidores norte-americanos. Porém, aqui no Brasil, através da iniciativa do Grupo Buscapé o intuito é auxiliar o aumento de vendas nesse período que é menor para o varejo brasileiro. Por ora, o aumento do consumo só é percebido em datas comemorativas como a Páscoa, Dia das Mães, dos Namorados e dos Pais.

Assim sendo, o Buscapé institui como Dia do Consumidor Brasil a quarta-feira seguinte ao dia 15 de março e é por isso que nesse ano será no dia 16. Para que você possa aproveitar bem esse dia e fazer bons negócios – sejam eles vendas ou compras continue comigo nesse artigo que irei te apresentar alguns dados registrados no ano passado e as expectativas para a próxima semana. Confira!

Quem é o Grupo Buscapé

O Buscapé, como conhecemos, foi fundado em 1999 pelo empreendedor Romero Rodrigues e é hoje uma das maiores plataformas de e-commerce do Brasil. Fazem parte do time de sucesso a BondFaro, Lomadee, Save Me, E-Bit, QueBarato!, Cuponeria entre outros.

E, além dessas empresas que compõem o grupo, o Buscapé trabalha com grandes marcas como: Lojas Americanas, Extra, Ricardo Eletro, Submarino, Casas Bahia, Hotel Urbano, Gol Linhas Aéreas, L’Occitane, O Boticário entre outros.

Resultados atingidos em 2015

De acordo com levantamento realizado pelo Buscapé, os números alcançados no Dia do Consumidor 2015 foram os seguintes:

60% foram o percentual médio de desconto para as ofertas de produtos;

40% foram o percentual de aumento em cliques em relação à semana anterior à data;

180% foram o percentual de aumento em vendas em relação à semana anterior à data.

Principais categorias e seus rendimentos

Na última edição do Dia do Consumidor, as categorias que mais se destacaram em porcentagem de vendas foram as seguintes:

Telefonia e Celulares: 16%

Livros: 12%

Consoles e Games: 10%

PCs: 7%

Informática e Acessórios: 5%

O Ticket médio de 2015, ou seja, o valor médio dos produtos comprados, foi de R$ 425 sendo que, no ano de 2014, era de R$ 376. Em outras palavras, o consumidor está procurando por produtos com preço maior porque sabe que é mais barato adquiri-lo na internet do que em uma loja física.

Para ter ideia, o mesmo smartphone pode sofrer grande alteração de preço, algo em torno de R$ 450 a R$ 500 mais barato se for comprado pela internet, e isso prova o quanto os consumidores finais realizam pesquisas e buscam as melhores ofertas para esta categoria que lidera o ranking de compras. Desta forma, confira a seguir quais são as expectativas para o próximo dia 16 de março.

Expectativa para o Dia do Consumidor 2016

Como a data está em sua Terceira Edição, a projeção realizada pelo Buscapé é que se alcance os seguintes resultados:

Pedidos: 513 mil

Faturamento: R$ 236 milhões

Ticket Médio: R$ 460

Categorias de produtos: Cosméticos e Perfumaria, Saúde, Livros, Eletrodomésticos, Moda e Acessórios, Casa e Decoração, Telefonia e Celulares, Informática e Eletrônicos.

Dicas para aproveitar o Dia do Consumidor 2016

Para alavancar as suas vendas e oferecer produtos com mais de 60% de desconto aos seus clientes comece agora a divulgar essa novidade. Escreva artigos sobre os itens que estão dentro das categorias que mais se destacam em vendas e os promova.

Aproveite para avisar a sua lista de contatos com bons emails – mais convidativos do que cansativos, ou seja, informar sem apelar para a compra. E, por fim, não deixe de oferecer brindes e cupons de desconto para motivar os seus clientes com boas ofertas.

Tenha em mente que o Dia do Consumidor é um grande momento para monetizar o seu negócio digital, então se dedique com afinco. Já para quem deseja comprar a dica é: analise sem pressa às ofertas que as empresas vão disponibilizar para fazer realmente uma boa compra. Desejo sorte para ambas as partes. Até a próxima!

Gau Figueirêdo
Bacharel em Filosofia, Microempresária e Redatora.
Contribuo, aqui, no “Jornais Virtuais” todos os domingos nas colunas: Empreendedorismo e Sociedades
Meu blog “http://reflexosmentais.wordpress.com/”
Gau Figueirêdo

Gau Figueirêdo

Bacharel em Filosofia, Microempresária e Redatora. Contribuo, aqui, no "Jornais Virtuais" todos os domingos nas colunas: Empreendedorismo e Sociedades Meu blog "http://reflexosmentais.wordpress.com/"

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