Conheça a carreira de matemático

Você gosta de fazer contas e ainda é bom com números? Cursar uma graduação em Matemática pode ser a opção certa para você. Saiba que é possível atuar em diferentes áreas, como escolas, universidades, centros de pesquisas e até empresas. É importante ressaltar que, para seguir a carreira de matemático, é preciso estar preparado para trabalhar com operações e números complexos.

Saiba mais sobre o curso e as opções de atuação no mercado de trabalho para um profissional da matemática.

O curso

No curso de Matemática, o aluno possui diversas disciplinas: cálculo, geometria, álgebra, estatística, computação, análise, aritmética, trigonometria e também probabilidade. Tem duração média de quatro anos e pode ser oferecido tanto em licenciatura quanto em bacharelado.

Na licenciatura, o foco é se tornar professor de Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas ou particulares. Já no bacharelado, há a possibilidade de se trabalhar em empresas, por exemplo. Pode ser cursado tanto na modalidade presencial quanto a distância, sendo que essa última modalidade é excelente para o aluno que precisa de mais flexibilidade em seus horários. É importante ressaltar que esse curso é mais aprofundado do que aqueles técnicos ou faculdades similares, como, por exemplo, de Engenharia.

Profissional versátil: oportunidades no mercado de trabalho

O profissional de matemática é bastante versátil, ou seja, ele pode trabalhar em diversas áreas: financeira, pesquisa, física, econômica e tecnológica são algumas delas. O matemático é bastante procurado para atuar em centros de processamento de dados, instituições financeiras e indústrias que utilizam modelagem matemática, como as companhias de logística, nas quais são realizados cálculos para o transporte de mercadorias.

No caso de processamento de dados, existem empresas tanto privadas quanto públicas. Já na indústria, os matemáticos realizam atividades que antes eram feitas apenas por engenheiros, podendo trabalhar em parceria com o pessoal da própria engenharia, de arquitetura, entre outros profissionais.

Outras opções para quem não deseja a licenciatura, mas gosta da carreira acadêmica, são a escrita e a análise de livros didáticos e paradidáticos e até a produção deste material pedagógico. Para quem se identifica na área acadêmica e quer dar aula, a empregabilidade é bastante alta, especialmente na educação básica, uma vez que essa disciplina precisa de professores.

Licenciatura em Matemática: para quem gosta de dar aula

Quem tem a graduação em licenciatura, possui a habilitação para dar aula tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, tanto em escola pública quanto particular. Além de ensinar, o profissional deve desenvolver projetos e pesquisas, ensinar trabalho em equipe e repassar sempre o conteúdo atualizado.

O maior mercado para o profissional de matemática atuar é a docência. Como a carência de professores da área de exatas é grande, esse profissional é bastante requisitado. Para quem deseja dar aula em universidades, é necessário ter mestrado ou doutorado.

%d blogueiros gostam disto: