Conheça as 6 especializações mais promissoras na área da saúde

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em tempos de crise econômica, é preciso estar preparado para todas oportunidades de crescimento profissional que possam surgir. Muitas vezes, apenas o curso de graduação não basta, principalmente em áreas amplas, como é o caso da área da Saúde.

Um título de especialização é fundamental para firmar uma boa colocação no mercado de trabalho, pois, além de apresentar um profissional preparado, demonstra maior comprometimento e envolvimento do indivíduo com a profissão.

No mercado, existem diversos cursos de pós-graduação para a área da Saúde e, em meio a tantas opções, muitas dúvidas podem surgir. Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das atuações mais promissoras do setor. Continue a leitura!

1. Enfermagem em Urgência e Emergência

As áreas de urgência e emergência dos hospitais exigem muito preparo por parte dos profissionais. Não existe rotina nesse tipo de trabalho, portanto, é preciso lidar com pressão e ter proatividade para tomar decisões importantes nas mais variadas situações.

Graduados em enfermagem podem optar pela pós-graduação de Especialização em Urgência e Emergência, em que aprenderão a melhor forma de atuar diante de situações críticas e emergenciais, além de compreender todos os aspectos éticos e organizacionais da área.

Infelizmente, a imprudência de muitas pessoas faz com que o número de acidentes cresça a cada ano. Além disso, existe uma equivocada cultura entre os brasileiros, que costumam procurar ajuda médica apenas em situações de emergência. Por fatores como esses, a enfermagem de urgência e emergência é umas das áreas mais respeitáveis e carentes de profissionais preparados no mercado de trabalho.

2. Enfermagem do trabalho

As empresas devem cumprir normas e regras específicas, regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), com o objetivo de garantir a saúde e a segurança de seus funcionários. Para isso, as organizações contam com a assessoria e colaboração de profissionais da área da Saúde.

 

O profissional especializado em Enfermagem do Trabalho tem como função analisar as condições de segurança e salubridade do ambiente empresarial, além de desenvolver planos de promoção à saúde dos colaboradores.

A especialização é restrita a graduados com formação em enfermagem ou medicina. Durante o curso, o profissional conhecerá todos os aspectos políticos e legais da segurança do trabalho, o que permitirá sua atuação em empresas de diversos setores. A área é bastante promissora e abrangente, pois a adequação às normas é imposta por lei a todas as empresas que possuem funcionários.

3. Farmacologia

A farmacologia é o ramo da medicina que estuda a composição, produção e efeitos que os medicamentos causam no organismo humano.

Profissionais especializados em Farmacologia podem atuar na condução de pesquisas clínicas e no desenvolvimento de medicamentos, produtos alimentícios funcionais, cosméticos e cosmecêuticos. Atualmente, o Brasil possui diversos centros de pesquisa clínica, mas ainda faltam profissionais capacitados no mercado.

O curso de especialização em farmacologia é bastante democrático, podendo ser indicado para profissionais de diversas áreas de graduação, como farmácia, enfermagem, medicina, nutrição e psicologia.

4. Administração Hospitalar

Muitos profissionais da área da saúde têm interesse em atuar nos setores administrativos de hospitais e clínicas médicas. Para isso, é preciso compreender as técnicas e ferramentas essenciais para a gestão de unidades hospitalares, como controle de custos, monitoramento de materiais, gestão de pessoal e de segurança do paciente.

 

A área é bastante promissora, porque o mercado pede um profissional com habilidades específicas: não basta ser um bom administrador, é preciso entender como um hospital funciona e quais são as suas maiores necessidades e urgências. Nesse caso, o profissional que já possui experiência no atendimento hospitalar e clínico tem maiores chances de se destacar na área.

A pós-graduação em Administração Hospitalar é uma das especializações mais abrangentes na área da Saúde, pois compreende não apenas graduados em enfermagem e medicina, mas também administradores e outros profissionais que têm interesse pelo setor.

5. Saúde Mental

Os distúrbios que afetam a saúde mental estão entre as maiores preocupações da sociedade atual. Sendo assim, a presença de um profissional apto a lidar com pacientes que sofrem de transtornos mentais e comportamentais é de extrema importância e conveniência para hospitais e clínicas médicas.

O profissional da Saúde que possui especialização em Saúde Mental conhece as políticas de atenção aos usuários de drogas, compreende os aspectos legais da Saúde Mental e entende os princípios da psicofarmacologia. A especialização é restrita a profissionais da área da Saúde, como médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros.

6. Saúde Coletiva

O setor público também pode ser bastante promissor para profissionais da área da Saúde, principalmente devido à estabilidade que oferece.

Para profissionais que já atuam no setor público ou que estejam interessados em se especializar na área da Saúde Pública, existe a especialização em Saúde Coletiva, que abrange a Saúde de uma maneira mais ampla, visando a sociedade. Essa pode ser uma excelente opção para o profissional concursado que pretende se destacar em seu emprego.

Cursos de atualização

Além dos cursos de pós-graduação, também existem excelentes opções de cursos de atualização. Eles oferecem a oportunidade de aumentar o conhecimento e enriquecer o currículo. Devido ao custo e à carga horária reduzida, é possível conhecer novas áreas de atuação, o que pode ajudá-lo a escolher uma pós-graduação, posteriormente.

A qualificação profissional é fundamental para manter-se atrativo para os empregadores, crescer profissionalmente, conquistar melhores salários e ter estabilidade na sua profissão. Hoje em dia, essa qualificação pode ser adquirida em cursos de pós-graduação a distância, com maior flexibilidade para o estudante e com melhor custo-benefício.

 

Vale lembrar que, na hora de decidir pelo melhor curso de especialização, você deve considerar a sua disponibilidade de horários, a área que mais lhe agrada e as oportunidades que o mercado de trabalho oferece. Além disso, opte por cursos que sejam autorizados pelo Ministério da Educação, o MEC.

 

Agora que você já conhece as especializações mais promissoras na área da Saúde, não deixe de investir no seu futuro profissional. Qual das especializações citadas você achou mais interessante? Deixe a sua resposta na área de comentários. Sua opinião é importante para nós!

Cadastre seu Currículo

Créditos: Portal Educação

%d blogueiros gostam disto: