Como ter cabelos lindos e saudáveis?

Seja liso, ondulado, cacheado… Cada tipo de cabelo requer um cuidado especial, mas sabia que existem alguns hábitos universais, que servem para manter qualquer tipo de cabelo bonito e com aspecto saudável? São atitudes simples, mas que fazem toda a diferença!

  • Lavando 

A lavagem é um momento que se repete todos os dias praticamente, e às vezes a rotina e a pressa pode nos induzir a cometer alguns deslizes. Por exemplo, é importantíssimo usar apenas os produtos compatíveis com seu tipo de cabelo. Saiba que pegar emprestado o shampoo de cabelo liso da sua amiga e lavar seu cabelo crespo, não fará bem a ele! Identifique as características do seu cabelo e compre adequadamente, de acordo com as linhas do mercado. Não lave o cabelo com água muito quente, opte pela água fria, porque ela ajuda a fechar as cutículas e assim evita aquele aspecto de cabelo descamado e arrepiado.

Evite a lavagem diária e enxágue completamente após usar shampoo, condicionador e afins, não pense que deixar produto no cabelo potencializa os resultados… Isso é mito!

  • Secando

É importante dar atenção ao momento da secagem. Antes de colocar o secador no máximo, utilize um produto termo ativo para proteger os fios dos danos causados pelo calor do secador ou da chapinha. Sei que é irresistível, mas evite aproximar o secador da raiz do cabelo, o recomendável é manter o aparelho à 15 cm de distância da cabeça. Não faça da chapinha uma companheira diária, deixe para usar se for extremamente necessário e procure não deixá-la por muito tempo no cabelo. É interessante usar também um antif-frizz depois de secar. Desta forma, os fios não arrepiam, ficam comportados e o cabelo ganha uma aparência melhor.

  • Cortando

Já diziam nossas avós: tem que cortar o cabelo a cada 3 meses. Sim, e elas estavam certas! Para evitar o aparecimento das famosas pontas duplas e ter um cabelo forte e saudável, faça uma visitinha no salão a cada 3 meses. Aproveite para investir em um corte que valorize o formato do seu rosto e veja como as pontinhas indesejadas sumirão do seu caminho.

  • Hidratando

As hidratações podem ser feitas por um profissional ou em casa, desde que com os produtos adequados para seu tipo de cabelo. A cada 15 dias é preciso separar uns minutinhos para garantir a saúde e o brilho dos cabelos.
Antes de começar, lave os fios com shampoo anti-resíduos e aplique a máscara escolhida somente no comprimento do cabelo. Faça uma massagem, relaxe por 15 minutos e depois lave totalmente para remover o produto. Prontinho! Fios hidratados e lindos.

  • Penteando

Primeira regrinha de ouro: delicadeza! Nada de sair descontando o estresse nos fios. Seja paciente e desembarace aos poucos, penteando com cuidado para preservar a estrutura dos fios.
Se estiver sem tempo e quiser evitar que fique emaranhado, vale apelar para elásticos e prendê-lo levemente na hora de sair ao vento ou dormir.
Invista em pentes de dentes largos, danifica menos do que as escovas (com qualquer tipo de cerdas)

  • Nadando

Geralmente a água das piscinas são tratadas com grandes quantidades de cloro, além de outras substâncias que agridem diretamente os cabelos. Ressecamento e enfraquecimento são algumas das consequências após um dia na piscina. Por isso, sempre que mergulhar é importante lavar os cabelos imediatamente e investir na hidratação. Nada de preguiça e de ficar com os cabelos molhados. Pode ser gostoso e fresquinho, mas depois você sentirá a diferença. Fios fracos e quebradiços, danificados pelo cloro? Fuja dessa!

Aproveite essas dicas super fáceis! Com esses cuidados você deixará seus cabelos sempre bonitos e saudáveis.

%d blogueiros gostam disto: