Como programar o meu mochilão

Fazer um mochilão é o sonho de muitas pessoas que desejam viajar gastando pouco e garantindo muitas aventuras. Para colocar esse sonho em prática é preciso levar certos fatores em conta, como o roteiro, o destino, a compra de passagens, o local onde irá se hospedar e outras decisões importantes para que essa viagem torne-se realidade.

Foi pensando nisso que separamos esse post especial sobre as decisões que você precisa tomar para fazer um mochilão de forma planejada. Confira:

para onde ir de mochilão Para onde ir?

Antes de tudo, você precisa refletir para onde você quer ir. Isso parece óbvio, mas a resposta para o destino está nas suas mãos: É preciso pensar nos lugares que você gostaria de conhecer e quais se encaixam no seu perfil.

Você curte natureza, cachoeiras? Gosta mais grandes cidades? Seu estilo é aventureiro ou urbano? Quer conhecer baladas? Ou quer explorar montanhas? Adora fazer compras? Prefere aprender sobre arte e história?

Respondendo a essas e outras perguntas você já consegue limitar os lugares para onde você deveria viajar. Para quem tem um perfil mais urbano, por exemplo, Nova York e Londres são os locais mais indicados. Para os mais aventureiros, Amsterdam é o paraíso das bicicletas, …. e por aí vai.

Para ter certeza sobre o destino escolhido, recomendamos que você busque sites especializados em viagens, como essa nossa coluna especial sobre turismo, onde você encontrará informações certeiras e não apenas anotações genéricas sobre os melhores destinos.

 Outra forma de obter conhecimento online são com os fóruns de discussão. O Mochileiros é o mais conhecido, onde suas maiores dúvidas são sanadas por pessoas que adoram viajar, assim como você. Uma dica é: antes de postar a sua pergunta, verifique se ela já não foi postada nos fóruns e se as respostas já não estão disponíveis.

A época também influencia no lugar escolhido. Existem locais que, por melhor que sejam, não são os melhores destinos de viagem para determinadas épocas. Então, levante informações para decidir se você irá conseguir aproveitar ao máximo os seus dias no lugar. Irá para uma cidade de praia nos Estados Unidos? Então, saiba que fevereiro faz frio por lá e você não poderá desfrutar das águas americanas.

Definindo o roteiroviagens de mochilão

O roteiro é uma importante forma de traçar a sua viagem com mais segurança. Com esse “guia” em mãos você conseguirá fazer o seu mochilão de forma mais segura, baseando-se nas informações previamente pensadas. Veja aqui o que incluir em seu roteiro:

  • Cidades:

Escreva as cidades que deseja visitar, com uma previsão de dias em cada uma, incluindo os possíveis passeios e lugares que deseja conhecer.

  • O que levar:

Para não esquecer nada de muito importante na hora de arrumar a sua mochila, faça uma listinha sobre o que levar para a viagem.

  • Hospedagem:

Faça uma lista com dicas de hospedagem, para que na hora você não fique sem saber onde se hospedar. Ao voltar de viagem, você também pode anotar quais foram os melhores lugares para dormir, assim no próximo mochilão você já terá mais informações.

  • Trajeto:

Caso já tenha comprado os trechos internos de avião, não esqueça de incluir as datas e horários dos voos no roteiro. As demais informações, como trajetos de ônibus ou van, você provavelmente só saberá na hora.

Controlando o consumo

A viagem de mochilão não deve ser cara e, para que você consiga economizar, é preciso fazer uma avaliação sobre os seus maiores gastos e buscar controlar o seu orçamento. Uma mesma viagem pode ser cara para você e barata para o seu amigo, tudo dependerá de determinados cuidados como local da hospedagem, preferências por determinadas compras, as refeições feitas e outras precauções.

Portanto, planeje tudo com antecedência, assim você conseguirá ter mais controle sobre os seus gatos. Irá para Nova York? Faça uma pesquisa dos restaurantes que oferecem bons pratos por preços razoáveis. Busque não gastar o seu dinheiro com superficialidades e mantenha o foco em ter sempre uma graninha extra na carteira, afinal de contas, imprevistos acontecem.

Quer mais informações sobre mochilões e outras viagens? Leia sempre a nossa coluna especial sobre turismo e saiba tudo sobre como viajar bem.

%d blogueiros gostam disto: