Como organizar sua rotina de estudos a distância em 7 passos

Organizar uma rotina de estudos a distância pode ser bem simples, ao contrário do que se possa pensar. Embora o aluno não esteja em um ambiente formal de aprendizagem (com professores e outros colegas, compartilhando conhecimento, experiências e podendo solucionar dúvidas naquele contexto específico) um curso a distância exige tanta disciplina, organização e comprometimento quanto um curso presencial.

Mas, para aproveitá-lo, é preciso fazer um bom planejamento e criar estratégias para aprender com mais qualidade. Com foco, disciplina e dedicação, você será capaz de cumprir suas metas e ter um aprendizado bem-sucedido!

Tendo isso em vista, listamos 7 passos para que você organize a sua rotina de estudos de modo eficiente. Quer aprender como? Acompanhe!

Passo 1: A importância do planejamento inicial

Nessa primeira etapa, você deve esquematizar, de modo geral, quais são as suas atividades. Faça uma avaliação de sua rotina e inclua nela o curso que vai iniciar. Saiba quantas disciplinas o compõem, estabelecendo uma estimativa de quanto tempo vai precisar para estudar as matérias de cada uma delas e fazer as demais atividades exigidas pelo curso, como leituras, provas e trabalhos.

Feito isso, é hora de definir quais serão suas estratégias para cumprir, com êxito, seu curso a distância.

Passo 2: Defina o melhor horário para estudar

Feita a primeira etapa, é hora de definir qual o melhor horário de estudo. A rotina de estudos, tanto para cursos presenciais quanto a distância, exige dedicação plena em um período reservado especialmente para isso.

Portanto, estabeleça seu horário de estudo e tente sempre cumpri-lo, de forma realista, é claro.

Caso não seja possível estudar todos os dias no horário previamente definido (afinal, imprevistos acontecem a todo momento), verifique a possibilidade de estudar em outro horário. Mas não deixe de fazê-lo. Manter o ritmo e cumprir o planejamento é essencial para o seu sucesso.

Passo 3: Faça um cronograma de atividades

Crie uma agenda (ela pode ser feita em uma planilha simples) com datas e atividades que precisa cumprir. É importante que ela seja apenas para assuntos referentes ao curso. Inclusive, existem muitos aplicativos que podem ajudar na organização e no planejamento de tarefas!

Tenha o cronograma sempre em mãos, de modo que você possa visualizar e acompanhar seu progresso, o que também evita que você se esqueça de fazer alguma atividade.

Além disso, é importante que você estabeleça quais atividades precisam ser realizadas primeiro, organizando-as por ordem de prioridade.

O próximo passo é colocar, nessa mesma agenda, quais matérias fazem parte do curso e em qual horário você vai estudá-las. Ela servirá também para que você registre seu desempenho, dando previsibilidade para suas próximas ações.

A sugestão é que, à medida que for assistindo as aulas e concluindo atividades, você as risque as marque como concluídas. Desse modo, você pode acompanhar melhor seu desenvolvimento e ter a real dimensão de sua evolução.

Passo 4: Crie um ambiente propício à sua aprendizagem

Opte por um local com boa iluminação, arejado, sem barulho, limpo, organizado e confortável. Um ambiente assim aumentará bastante a sua produtividade. Seja em casa ou em uma biblioteca, o importante é investir no silêncio, na iluminação e na organização.

Além disso, certifique-se de que a conexão à internet seja boa e estável, pois esse é um item fundamental para o acompanhamento do curso.

cta_blog

Passo 5: Organize seu material físico e virtual

Separe livros, cadernos e demais itens de papelaria para registrar as anotações das aulas. Assim como é necessário ter um caderno organizado, crie pastas em seu computador para separar os arquivos referentes a cada aula.

Se não tiver espaço suficiente, recorra ao armazenamento de arquivos em nuvem — o que traz a vantagem de poder acessá-los de qualquer lugar, bastando ter acesso à internet.

Passo 6: Fique longe de distrações e desconecte-se

Desative notificações de suas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat e WhatsApp devem permanecer silenciados. Caso você tenha o hábito de checá-las regularmente, é melhor deixar o celular desligado ou com algum familiar.

Mas não são apenas as distrações virtuais que podem prejudicar sua rotina de estudos. Sua casa é bem movimentada e está sempre cheia? Explique que você está se dedicando a um novo estudo e que dele depende seu crescimento profissional. Contando com o apoio de pessoas próximas, será muito mais fácil estudar com tranquilidade. Lembre-se: tempo de estudo é tempo de investimento!

Passo 7: Estabeleça um canal direto de comunicação

Antes do início das aulas, reserve um tempinho para entender o funcionamento da plataforma, bem como as ferramentas que estarão disponíveis. Conheça os tutores e demais participantes, interaja nos fóruns e tire dúvidas. Enfim, aproveite ao máximo o curso!

Todas essas atitudes vão demonstrar comprometimento com o aprendizado. Esse comportamento é importante porque, geralmente, a participação em fóruns e a realização de trabalhos em grupo fazem parte da avaliação dos cursos a distância. Então, reserve um tempo para conhecer os seus colegas.

É muito importante que você, além de solucionar dúvidas e interagir virtualmente, poste os trabalhos nos prazos determinados; você poderá ser penalizado caso deixe de cumprir os prazos anteriormente definidos. Portanto, esteja familiarizado com a plataforma e não se esqueça de enviar com antecedência tudo o que for solicitado.

Afinal, como organizar uma rotina de estudos a distância?

Como vimos, organizar uma rotina de estudos dependerá, primeiramente, de uma observação atenta dos horários e hábitos que você possui.

Depois, é necessário criar estratégias para que o aprendizado transcorra da melhor forma, ou seja, em um ambiente organizado, tranquilo e com os materiais necessários. Por fim, é só aproveitar o melhor: o curso e todo o conhecimento que ele tem para oferecer!

Seguindo esses passos simples, você terá um aproveitamento muito maior. Afinal, ter uma rotina de estudos bem organizada é essencial para aprender melhor e com mais qualidade, aproveitar o tempo de estudo e usufruir dos recursos disponíveis.

Gostou de nossa lista de dicas para uma rotina de estudos mais eficiente? Quer ficar por dentro de todos os conteúdos que produzimos? Acompanhe nossas redes sociais, estamos no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+.

O post Como organizar sua rotina de estudos a distância em 7 passos apareceu primeiro em Portal Educação.


Cadastre seu Currículo

Créditos: Portal Educação

%d blogueiros gostam disto: