Como estudar atualidades para o TJ SP

logo-tjsp-tribunal-de-justiça-sp.jpgJá foi dito e é fato: O concurso do Tribunal de Justiça de São Paulo é um dos mais disputados pelos concurseiros de todo o país.

Os motivos são muitos, estabilidade e remuneração acima do mercado são alguns dos principais atrativos. Confira aqui 10 deles.

Diante deste cenário, a saída é estudar e estudar MUITO! Naturalmente, nós da Nova Concursos estamos aqui para ajudá-los!

Entramos em contato com a Jornalista Letícia Veloso que, além de atuar em diversas áreas do jornalismo, é professora de atualidades do Grupo Nova. Confira nossa conversa e aproveite para tirar nota máxima em atualidades na prova do TJ SP.

>> Apostila TJ SP Preparatória com super DESCONTO no pagamento à vista no boleto!

A disciplina atualidades

Letícia explica que a matéria basicamente, tem a ver com os principais acontecimentos na sociedade, além de temas bem discutidos na mídia. Entenda-se temáticas de grande impacto na sociedade atual, assuntos como:

  • Cotidiano (a febre amarela, que é um tema bem pertinente e com grande impacto na sociedade);
  • Política nacional (medidas de governo, posicionamentos, movimentações partidárias);
  • Questões internacionais (polêmico governo Trump, Estado Islâmico, crise na Síria, etc.).

 

A matéria atualidades no concurso TJ SP

Quando questionada sobre a importância desta disciplina no concurso TJ SP. A jornalista afirma se tratar de uma disciplina extremamente importante para todo o processo.

E ressalta que um dos grandes desafios para o aluno seja saber, exatamente, o que é preciso estudar/acompanhar. Uma vez que os editais não especificam quais temas irão abordar, como normalmente ocorre em outras disciplinas.

Atualidades no último concurso TJ SP

Pensando na preparação pré-edital (momento atual), sabe-se que uma das melhores técnicas é estudar o que foi cobrado no concurso anterior. O último concurso TJ SP ocorreu em 2015 e a organização ficou por conta da Fundação Vunesp.

A este respeito, Letícia explica que as questões de atualidades da banca são muito bem divididas em América Latina, temas de destaque no noticiário naquele ano (2015), assuntos relativos à política nacional e internacional, economia e cotidiano.

E reforça que é importante estar por dentro de leis sancionadas ou projetos em discussões naquele período ou ano anterior. Além disso, é uma prova que também aborda conflitos mundiais da atualidade, acordos, dentre outros. Em resumo, a avaliação é bem elaborada.

Como estudar atualidades para o TJ SP?

Como estudar atualidadesPor fim, a jornalista oferece excelentes dicas que, se seguidas corretamente, poderão garantir sua aprovação no concurso TJ SP. Confira:

⇒ Acompanhar o noticiário com frequência, de preferência diariamente (TV, jornal impresso e web).

⇒ Procure por notícias nos portais, mas não se atenha apenas a uma fonte de informação, um veículo só.

⇒ Caso tenha noções de idiomas estrangeiros, se informe através desses portais de grande popularidade na imprensa mundial (NYT, CNN, Le Figaro, etc.).

⇒ No Brasil, temos versões em português de portais estrangeiros como El País e Huffington Post Brasil, que tendem a fazer coberturas bem interessantes. Também indico o site da BBC Brasil, um dos conglomerados mais influentes do planeta. Também existem blogs bem interessantes, que merecem atenção.

⇒ Orientações: De forma geral, indico: use as redes sociais para se manter atualizado. No Facebook, procure seguir páginas dos portais de notícias. O Twitter é também uma ferramenta bem interessante e, dependendo do contexto, a abordagem de fatos e discussões por lá tendem a ser menos superficiais, quando em comparação ao Facebook.

⇒ O que não fazer: Focar apenas em um tipo de mídia e um tipo de veículo. Evite iniciar o processo de acompanhamento do noticiário apenas quando estiver às vésperas ou prestes a fazer a prova. Comece a se preparar o quanto antes, ok? Se trata de algo que deve estar em sua rotina.

Tempo de dedicação: Creio que esse tempo é bem relativo, mas indico algumas sugestões. Ao entrar em seus canais de redes sociais, use essas plataformas para se informar a respeito das notícias, reserve um tempo para isso. Reserve um período para acompanhar as notícias na web, rádio ou TV. Um horário interessante é pela manhã, ao acordar, antes de ir ao trabalho ou realizar demais atividades.

Como estudar atualidades⇒ Sugestões: Outro exercício é buscar discutir essas questões da atualidade com amigos e familiares. Esse processo permite mais afinidade no pensar e discutir sobre as temáticas. Além disso, se os diálogos forem proveitosos e houver intercâmbio de informações, esses mecanismos ajudam na constituição de pensamentos mais críticos sobre os assuntos. Também indico baixar aplicativos de notícias para smartphone. Existem muitas opções hoje em dia.

Conclusão

Estudar atualidades é um processo diário. Além de buscar manter-se informado, procure sempre se aprofundar sobre os temas, fuja das reproduções de conteúdo e conceitos do senso comum, pratique a leitura, questione e busque o conhecimento. Esses processos são importantes, no que se refere aos estudos – obviamente – mas são fundamentais para a sua formação como cidadão do mundo. E dessa forma, você vai perceber que o mundo não será o mesmo, ao menos, a leitura que fará dele.
Letícia Veloso é formada em jornalismo desde 2008. Possui experiência em TV (produção, reportagem e apresentação em estúdio), rádio e web. Trabalho no Grupo RBS, Grupo Folha (UOL) e Portal do Walmart. Também trabalhou com locução. Hoje, é professora de atualidades do Grupo Nova e colabora com conteúdo para várias plataformas. Possui também um blog focado em cultura, comportamento e cotidiano: https://www.facebook.com/meulead/

Para mais informações, veja a página do Concurso TJ SP 2017 – Escrevente

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: