Como aproveitar Paraty

O litoral brasileiro reserva lugares maravilhosos, prontos para serem conhecidos e apreciados. A Baía de Paraty é um dos pontos mais bonitos, com praias e ilhas de tirar o fôlego, sendo que muitas ainda estão em estado selvagem. As águas cristalinas são um convite para o mergulho e as paisagens um convite para a apreciação.

Banner 250 x 250

Há muitas alternativas para aproveitar os mares de Paraty, opções que vão desde grandes escunas a pequenas traineiras, com veleiros e lanchas e até mesmo mergulhos e pescaria. Você pode chegar a esses lugares com acesso pela estrada ou pelo mar, ou com agências de turismo e táxis.

Dentre os destaques da região é a Vila de Trindade, local com praias fantásticas e muita história para contar. Além do mar, Paraty é referência em turismo cultural, já que o Centro Histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, é uma viagem pelo Brasil Colonial.

Onde encontrar cultura em Paraty

1) A Casa da Cultura sempre reserva uma programação completa com exposições, shows, atividades para crianças e outras opções.

2) O Museu de Arte Sacra de Paraty funciona na Igreja Santa Rita, cartão postal da Cidade, vale a pena conhecer as exposições.
3) O Teatro de Bonecos é uma casa modesta, que conta com apresentações de contadores de fábulas clássicas e regionais por meio de bonecos temáticos.

4) No Centro de Paraty há um grande número de ateliers de artistas plásticos, vale a pena conhecer essas expressões artísticas da cidade.

5) Nas ruas, você encontra shows de ruas, uma ótima forma de entretenimento e cultura gratuitos.

6) Na cidade sempre acontece algum evento ou festa tradicional. Confira o calendário.

7)  Conheça também os alambiques de cachaça artesanal. Na cidade estão presentes sete alambiques em funcionamento, reservando a história dessa bebida paratiense, que faz muito sucesso desde o século XVIII.
8) A Estrada Real ou Caminho do Ouro em Paraty, construída pelos escravos, entre os séculos XVII e XIX, ligava Minas Gerais a Paraty, por onde descia o ouro dos portugueses. Busque guias autorizados para esse passeio.

9) Na Estrada Paraty-Cunha, a dois quilômetros do trevo, está presente o Parque Temático Mini Estrada Real, onde você encontra miniaturas dos principais monumentos das cidades históricas que fazem parte da Estrada Real. Com uma visita guiada você poderá conhecer cada local e sua importância para o Brasil.

10) Na Cervejaria Caborê, fábrica de cervejas Pilsen, você conhece o processo de fabricação da bebida e ainda pode fazer uma degustação. Há cerveja de trigo e escura e sem conservantes.

Onde aproveitar a natureza de Paraty

Paraty está em área de parques e de preservação ambiental. Para aproveitar essa natureza, você pode fazer passeios de jeep, de bike, caminhadas por trilhas e cachoeiras, passeios a cavalo, de caiaque, de canoas, praticar rafting, surfar, mergulhar e outras opções. (confira em http://www.paraty.com.br/index.asp)

1) No Caminho do Ouro você também pode conhecer a ecologia do local.

2) Na copa das árvores você pode praticar arvorismo e tirolesa, conhecendo Paraty de cima.

3) Se você deseja uam atividade mais calma, faça a observação de aves. Em Paraty há 448 espécies de aves catalogadas.
O importante é sempre observar a beleza da Mata Atlântica, mantendo intacta a fauna e flora.

O que mais tem em Paraty?

Você pode fazer a sua caricatura nas ruas da cidade, ou entrar nas lojas e levar um pouco da beleza de Paraty, comprando peças que representem o artesanato local.

Saboreie também a excelente gastronomia paratiense em um dos bons restaurantes, aproveitando uma música ao vivo de ótima qualidade.

%d blogueiros gostam disto: