Como a rastreabilidade colabora para a segurança do alimento e a redução no desperdício de alimentos perecíveis?

Hoje o mercado conta com ferramentas tecnológicas para garantir confiabilidade dos alimentos orgânicos, principalmente para o consumidor final. Isso é possível por meio de um sistema de rastreamento que permite acompanhar todo o processo dentro da cadeia produtiva de alimentos.

A rastreabilidade de alimentos é o controle da movimentação de um produto desde a sua origem (fazenda) até o destino final (supermercado). Quando realizada com o sistema adequado, permite uma série de vantagens para a empresa se posicionar de forma proativa frente ao mercado como na realização de recalls, auditorias para o aprimoramento contínuo da qualidade de produto, até a gestão de fornecedores e comunicação com o cliente final. Este é o caso da solução desenvolvida pela PariPassu que reúne informações sobre o alimento desde o produtor, o processamento, distribuição, varejo, até o consumidor, a fim de garantir a procedência de alimentos, do plantio à mesa nas casas brasileiras.


Como a rastreabilidade funciona?
A cadeia produtiva de alimentos perecíveis – produtores, distribuidores, varejo e atacado – no Brasil já utiliza sistemas rastreadores, como o que é desenvolvido pela PariPassu, referência no país. Por meio de um aplicativo disponível em smartphones e tablets, o usuário pode escanear o QR Code, código de barras bidimensional localizado em um selo presente na embalagem do alimento ou na gôndola do supermercado ou outro local onde é comercializado, como fruteiras ou similares. Porém, para alcançar esse nível de excelência, produtores e distribuidores precisam obedecer padrões que garantem boas práticas agrícolas e cumprir exigências sanitárias, como informações sobre datas e formas de plantio, aplicações de adubos e defensivos, colheita, embalagem e transporte.

Amostras de alimentos são coletadas em diversas partes do país e encaminhadas para os laboratórios parceiros que realizam as análises. O processo no laboratório consiste na extração das substâncias, separação química e detecção das substâncias impróprias para a cultura de acordo com os limites permitidos em nossa legislação. Em poucos dias os resultados são divulgados. Com essas informações, produtores e distribuidores podem identificar os possíveis erros de manejo e corrigi-los, para aumentar a segurança do alimento.

Aplicativo promove redução no desperdício de alimentos
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Brasil, já na colheita, o desperdício é de 10%. Durante o manuseio e transporte de frutas, legumes e verduras (FLV), essa perda pode chegar a 50% enquanto a comercialização e o abastecimento são responsáveis por 30% do prejuízo. No varejo e nos domicílios 10% dos alimentos vai para o lixo.

Esses produtos desperdiçados desequilibram toda a cadeia produtiva e impactam diretamente na qualidade dos alimentos que chegam à mesa do consumidor. Atenta a este cenário, a PariPassu criou o aplicativo CLICQ que realiza um controle de qualidade de Frutas, Legumes e Verduras (FLVs) na produção e distribuição e aumenta em até 25% a qualidade dos produtos entregues. O sistema pode ser acessado por meio do aplicativo para dispositivos móveis como smartphones e tablets, ou de um computador, e não precisa estar conectado à internet para funcionar. O sistema facilita o processo de inspeção e controle da qualidade de cada produto, conforme suas especificidades, pelos gestores do negócio.

Sobre a Paripassu
A PariPassu desenvolve soluções para a rastreabilidade dos alimentos, o controle de qualidade dos produtos e dos processos e os registros de caderno de campo. O objetivo destas soluções é fomentar a cadeia de abastecimento de alimentos por meio da criação de ambientes e ferramentas que favoreçam a transparência, a colaboração e a simplicidade nas relações entre os participantes envolvidos. Fundada em 2005, em Florianópolis (SC), a empresa alinha suas soluções às diferentes realidades do setor produtivo, da distribuição, do varejo e do consumidor de alimentos perecíveis.
Website: http://www.paripassu.com.br

Créditos: Infomoney

%d blogueiros gostam disto: