Coca-Cola, McDonald’s e outras 9 empresas se unem para discutir e regulamentar publicidade infantil

SÃO PAULO – Onze empresas globais do setor de alimentos e bebidas não alcoólicas se reuniram para adotar práticas responsáveis de marketing e publicidade infantil, através de diretrizes de comunicação que monitorem e padronizem os critérios nutricionais dos produtos comercializados para o público menor de 12 anos de idade. 

O Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças, como é chamado, engloba empresas como Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever, e determina que seus produtos só poderão ser anunciados para crianças desta faixa etária, caso atendam aos critérios nutricionais unificados para todo o grupo e definidos de acordo com orientações internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Este compromisso faz referência à Política Global de Comunicação de Marketing para Crianças da International Food & Beverage Alliance (IFBA), adotada pela primeira vez em 2009 e atualizada em 2014. Dentre as novas mudanças, estão o monitoramento e auditoria da KPMG sobre a veiculação da publicidade, com ênfase nas principais datas comerciais para o público infantil – Natal, férias de janeiro, Páscoa e Dia das Crianças – e o aumento da restrição de audiência de público infantil, estabelecendo que audiências infantis são aquelas cujo público é composto por 35% ou mais de crianças abaixo de 12 anos, contra os anteriores 50%.

Além disso, o compromisso estabelece que o alinhamento e padronização dos critérios nutricionais do Brasil passarão a ser seguidos por todas as empresas a partir de 1º de janeiro de 2017, considerando um período de adaptação até 31 de dezembro do mesmo ano.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o objetivo é abranger todos os meios de comunicação como canais de TV, jornais, publicidade online, jogos interativos, cinema, entre outros. O projeto visa também, divulgar relatórios anuais para apresentar ao público o monitoramento interno e externo dos anúncios e campanhas publicitárias realizadas durante o período.

Criança segurando refrigerantes

Créditos:

Infomoney

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