Clássico do interior – Liga Nacional de Basquete

Rivais estaduais, Franca e Bauru ficam frente a frente neste sábado, com transmissão ao vivo da Band

Duas das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro, Sesi/Franca Basquete e Sendi/Bauru Basket ficarão frente a frente pela 29ª vez na história do NBB CAIXA, neste sábado (02/12), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Pedrocão, com transmissão ao vivo da Band. Com um início de temporada de altos e baixos, os francanos tentam se estabelecer dentro da competição, enquanto os bauruenses querem se manter no G-4 e se aproximar um pouco mais da liderança.

+Confira a tabela de classificação do NBB CAIXA 17/18

Rivais estaduais de longa data, Franca Bauru acumulam história dentro do NBB CAIXA, com direito a dois confrontos nos playoffs, ambos vencidos pelo Dragão. No Campeonato Paulista deste ano, os francanos foram carrascos dos bauruenses na fase semifinal. Com vitória por 3 a 1 na série, a equipe comandada por Helinho Garcia bateu o rival e avançou para decisão da competição, em que acabou com o vice-campeonato.

No Campeonato Paulista deste ano, Franca eliminou Bauru nas semifinais, com vitória por 3 a 1 na série (Newton Nogueira/Divulgação)

Inconsistente até o momento no NBB CAIXA, o Franca tem campanha de duas vitórias e duas derrotas. Em sua última atuação, o time do interior paulista foi até o Rio Grande do Sul e conquistou triunfo importante. Em um duelo bem equilibrado, com direito a prorrogação, os comandados de Helinho Garcia saíram vencedores, por 86 a 80.

Os grandes nomes do time paulista na vitória foram Cipolini e Léo Meindl. Enquanto o pivô deixou a quadra como cestinha do Franca, com 21 pontos anotados em 29 tentados (72,4% de aproveitamento), além de oito rebotes, o ala marcou 19 pontos, pegou seis rebotes e distribuiu quatro assistências.

Para o Franca a partida também marcará a estreia de Rafael Mineiro e Jefferson William com o uniforme do time pelo NBB CAIXA. Campeão da edição passada da competição com o próprio Bauru,  Jefferson se transferiu para ‘Capital do Basquete’ no período de intertemporada, atuou ao longo do Campeonato Paulista, mas ficou ausente das quatro primeiras partidas do NBB CAIXA 17/18, devido a uma suspensão sofrida por incidentes ocorridos nas Finais da temporada passada. Já Mineiro está recuperado de uma contusão no músculo adutor da coxa.

“Teremos a volta de dois grandes jogadores, que possuem um ótimo nível técnico. Sentimos muito a ausência deles nos quatro primeiros jogos e tenho certeza que o retorno ajudará muito a nossa equipe, tanto no revezamento, como também na parte emocional, para dar mais confiança a todo o elenco”, declarou Helinho Garcia, técnico do Franca.

Pelo lado bauruense, a equipe vem motivada após longa pausa devido às Eliminatórias do Mundial de 2019. Em seu último jogo pelo NBB CAIXA, no dia 17 de novembro, o Bauru teve uma de suas melhores atuações nesta temporada e bateu o Joinville/AABJ, por 97 a 71, fora de casa. Com isso, o Dragão agora tem três resultados positivos e apenas um negativo nesta edição e é quarto colocado.

Dono de 20 pontos e seis assistências, Kendall foi um dos destaques bauruenses na vitória sobre o Joinville (Leonardo Júlio/AABJ)

No duelo contra o Joinville, o time paulista foi dominante ao longo dos 40 minutos. Sem perder um quarto sequer, o Bauru foi construindo vantagem gradualmente e conquistou uma vitória impactante. As grandes contribuições da equipe na partida vieram de Kendall Anthony (20 pontos e sete assistências), Alex Garcia (15 pontos e seis rebotes), Michael (14 pontos em dez minutos de atuação) e Isaac (13 pontos).

Se o duelo marcará as estreias de Jefferson e Mineiro no Franca pelo NBB CAIXA, do outro lado, Osvaldas Matulionis fará sua primeira partida com o uniforme bauruense. Aos 26 anos de idade, o ala lituano com experiência na Liga ACB foi contratado no início desta temporada pela equipe paulista e já estreará em um clássico.

“Nós temos um time forte, com jogadores experientes e jovens, todos com muita qualidade. Será meu primeiro jogo por Bauru, o primeiro pelo NBB CAIXA e, logo de cara, em um clássico do basquete brasileiro. Isso significa muito para mim, sei o tamanho da responsabilidade de vestir a camisa do atual campeão e espero corresponder dentro de quadra”, afirmou Osvaldas.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.

Créditos: LNB

%d blogueiros gostam disto: