CIRURGIÃO PLÁSTICO GIOVANNI MARTINS DESMISTIFICA O BOTOX

1112cs2502

Cirurgião plástico Giovanni Martins

1 – Quando tocamos no nome Botox, nome comercial da toxina botulínica, muitas pessoas ficam cheias de dúvidas e mitos são construídos por falta de informação dessa substância que, para mim, é a melhor criação aplicada à Medicina do embelezamento e prevenção de rugas. Para dirimir os “disse me disse”, convidei o cirurgião plástico Giovanni Martins cirurgião plástico Giovanni Martins (CRM 6225 / RQE 2627) que, inclusive, proferiu palestra sobre o assunto, durante comemoração de um ano, do salão Mary John, de Silvana Guimarães.

1112cs2501

Toxina botulínica é a melhor invenção para a beleza, dos últimos tempos, derrubando mitos

2 – “O Botox vai me deixar mais bonita?”. O cirurgião plástico diz que a função do ativo é dar uma aparência rejuvenescida, pela atenuação das rugas cinéticas da face. “Aquele aspecto de “aborrecido” causado pelas rugas sobre o nariz ou mesmo o aspecto de envelhecimento pelas rugas da testa e os “pés-de-galinha” é tratado”.

3 – “A toxina botulínica serve para tratar rugas?”. As rugas que são decorrentes da mímica facial são tratadas pela aplicação da toxina. Mas as rugas estáticas, causadas pela “queda” dos tecidos são tratadas pela volumização, ou seja, pelo preenchimento. “Podemos citar como exemplo a ruga do sulco nasogeniano (bigode-chinês)”.

4 – “Meu Botox não ficou bom, porque ainda estou mexendo”.  – A ideia do “frozen face” vem, aos poucos, sendo compreendida pelo público. Não é a intenção do médico quando aplica a toxina “congelar” a face do paciente de forma que se perca a mímica facial. “Muitos ainda se queixam que não estão completamente paralisados.  É sempre importante um resultado natural e nada de ‘face congelada’, sem expressão”.

1112cs2503

Botox é para amenizar rugas que são decorrentes da mímica facial

5 – “Vou aplicar Botox na véspera do meu casamento e dará tudo certo”. Não é bem assim. Os tratamentos estéticos, de maneira geral, devem ser aplicados em torno de duas a três semanas antes de eventos importantes. “Primeiro, porque é o tempo necessário para se atingir um resultado excelente. Segundo, porque a aplicação de preenchimento ou da toxina, por mais cuidado que se tenha, pode causar pequenas equimoses (roxo na pele).

6 – “O resultado não ficou bom porque foi pouco” – A pele, se estiver muito enrugada, vai precisar de 2 ou mais aplicações para ficar lisinha de novo. Na verdade, ela vai precisar de tempo em repouso (sob o efeito da toxina) para poder atingir um resultado excelente. Isso significa que não se deve deixar a pele ficar em um aspecto muito enrugado para se iniciar um tratamento. Quanto mais cedo começar a se cuidar, melhor. Além disso, as mudanças de quem faz tratamento regular são mais sutis, chamam menos atenção e causam aquele aspecto de “sempre jovem”.

Créditos: O Povo

%d blogueiros gostam disto: