Blog cursos 24 Horas

O papel do recrutador é justamente selecionar a pessoa ideal para a vaga que está aberta. Por isso, é essencial saber identificar possíveis mentiras na hora da entrevista. Confira as dicas.

O profissional de recrutamento e seleção tem uma das funções mais nobres dentro de uma empresa: encontrar talentos que correspondam ao perfil da vaga em aberto e que acrescentem competências e conhecimento à organização. Por isso, é necessário que o recrutador esteja bem preparado para descrever vagas, selecionar currículos e conduzir as entrevistas – isso tudo estando apto a identificar possíveis mentiras de um candidato.

Contratar uma pessoa que mente sobre ter uma habilidade específica, ter feito um curso ou ter tido experiências no exterior causa prejuízos para a empresa, para o candidato e para o recrutador. A empresa vai ser prejudicada porque não vai ter sua necessidade atendida e acabará tendo que arcar com gastos da contratação de um profissional inapto para a função. O candidato, por sua vez, logo será desligado e precisará encontrar outra oportunidade. Por fim, o recrutador se prejudica porque ficará claro que houve uma falha no seu desempenho, o que pode atrapalhar sua carreira na empresa.

Para ajudar você a evitar cair em mentiras contadas por candidatos na entrevista de emprego, preparamos algumas dicas bastante úteis. Tome nota:

Esteja preparado para exercer a sua função

Para ser um recrutador competente, é necessário apresentar uma série de conhecimentos e habilidades específicas dessa função. Se você tiver interesse nessa área ou quiser se aprofundar nela, é fundamental fazer um curso de recrutamento e seleção.

As aulas tratam sobre temas como descrever os cargos disponíveis, anunciar vagas, selecionar currículos, conduzir entrevistas, elaborar dinâmicas e, principalmente, reconhecer candidatos não qualificados e identificar os mais aptos para a função. O “feeling” é importante na hora de detectar verdades e mentiras, mas o conhecimento técnico não pode ser deixado de lado.

Contradições podem ser sinal de mentira

Não é incomum chamar para a entrevista uma pessoa que parecia ter um currículo perfeito para a vaga e, na hora da conversa, perceber que o candidato não era tudo isso. Essa situação pode acontecer porque os candidatos adaptam seu currículo para cada vaga e podem acabar se esquecendo do que escreveram em cada um deles.

Antes da entrevista, releia com atenção o currículo e esteja alerta para identificar possíveis contradições entre o papel e o discurso. Para isso, solicite que o candidato faça uma breve descrição de sua carreira, com formação e experiências, e verifique se elas estão de acordo com o que foi colocado no currículo. Mesmo com um certo nervosismo, o candidato não iria simplesmente se esquecer de que fez uma pós-graduação exatamente na área da vaga ou, então, que passou seis meses fora do país trabalhando justamente na função que a empresa está oferecendo, por exemplo.

Atente-se para a linguagem corporal

Quando alguém conta uma mentira, muitas vezes seu corpo pode dar sinais de que nem tudo o que está sendo dito corresponde à realidade, como balançar os pés de forma ritmada, gaguejar e tremer em demasia, além do que seria esperado em caso de nervosismo.

Outra possibilidade é observar o movimento dos olhos: quando estamos tentando nos recordar de sons e imagens, normalmente nossos olhos se movem para a esquerda. Porém, quando estamos usando a imaginação – algo necessário para contar uma mentira –, os olhos costumam se mover para a direita e para cima.

Fluência em idioma estrangeiro: é só testar

Uma das mentiras mais comuns é exagerar nas habilidades sobre um idioma estrangeiro. Muitas vezes, um inglês básico vira “fluente” no currículo, na tentativa de conseguir ser chamado pelo menos para a entrevista.

O jeito mais fácil de identificar essa mentira é perguntar se o candidato se sente confortável para continuar a entrevista no idioma em questão. Uma resposta positiva já é um bom sinal de que ele está falando a verdade, mas, para garantir, você pode realmente fazer algumas perguntas na língua estrangeira ou aplicar um teste posteriormente.

 

Cadastre seu Currículo

Créditos: Cursos 24 horas