Blog cursos 24 Horas

Cursos Online para ENEM 2017

Também conhecidos como Millenials, os jovens da Geração Y têm ganhado espaço no mercado de trabalho, mas também têm muitos desafios. Saiba quais são e como solucioná-los!

A Geração Y invadiu o mercado de trabalho – e isso pode ser muito bom para as empresas! Ainda vistos com maus olhos por algumas companhias, os jovens nascidos entre os anos de 1980 e 2000 muitas vezes são compreendidos como impacientes, egocêntricos ou superficiais.

Mas acredita-se em uma mudança sobre essa percepção. Os jovens que nasceram na era dos computadores pessoais e entendem tudo de internet trazem um novo ar para as empresas, cheio de jovialidade e novidades.

O estereótipo mais comum é de que os jovens da Geração Y não se tornam profissionais confiáveis. Porém, o sucesso de pequenas empresas, start-ups e diversas outras companhias provam que essa afirmação não é verdadeira. As empresas podem se beneficiar – e muito – da presença da Geração Y no mercado de trabalho!

Assim como as empresas, os millenials também precisam se adaptar a determinadas situações, transformando em qualidade aquilo que era visto como defeito. Desta forma, será possível criar uma carreira de sucesso trazendo inovações para o mercado de trabalho. Confira algumas dicas:

Use sua bagagem criativa para inovar

A criatividade é extremamente importante em qualquer segmento – mas muitos profissionais não sabem como inovar. É preciso pensar em novas soluções e criar demandas para atingir o sucesso nos dias de hoje. Por terem mais acesso às informações, os millenials têm um amplo repertório, que pode ser utilizado a favor das empresas.

Entenda o negócio da empresa em que você trabalha. Use seus conhecimentos e apresente suas ideias – uma ideia criativa, por mais simples que seja, pode representar uma inovação enorme, e isso será um diferencial na sua carreira.

Entenda que o valor do seu trabalho não é apenas a remuneração

Com um perfil comportamental muito diferente das gerações anteriores, os millenials muitas vezes optam por focar em suas carreiras antes de casar ou ter filhos. Isso pode ser um ponto interessante para quem busca flexibilidade no emprego.

Será que o dinheiro é o único valor que você encontra no seu trabalho? A Geração Y no mercado de trabalho se diferencia por aproveitar diferentes oportunidades que possam se encaixar às suas necessidades.

Às vezes, um emprego com uma carga horária menor – e, consequentemente, um salário um pouco mais baixo – possa ser mais interessante, pois o jovem profissional terá mais tempo para se dedicar a outras coisas, como cursos preparatórios, estudos e momentos de relaxamento na vida pessoal.

Essas condições são variáveis e dependerão das necessidades de cada pessoa, mas existem opções que podem ser mais interessantes que apenas o dinheiro.

Encontre propósito no seu trabalho

Ainda falando de dinheiro, muitos profissionais trabalham apenas por dinheiro. É claro que é uma parte importante na equação, mas os jovens da Geração Y se diferenciam por buscarem trabalhar com algo que, além de pagar as contas, também inspire e faça os olhos brilharem.

Os jovens da Geração Y que estão no mercado de trabalho veem seus empregos como parte de suas identidades, como algo que têm a ver com seus valores. Isso ajuda empresas a atualizar suas práticas e criar impacto por meio de projetos inovadores e sustentáveis.

Negocie – sempre!

Muitas vezes vistos como insubordinados, os jovens da Geração Y buscam coisas diferentes para suas carreiras. Um exemplo é a questão de horário: muitos millenials acreditam que rendem mais em determinados períodos e horários. Por que não testar esse método antes de eliminá-lo da empresa?

Se for possível, negocie um horário mais flexível, desde que os prazos das entregas sejam respeitados. Uma mudança simples pode fazer muita diferença nos resultados, além de trazer mais frescor para a empresa, que perceberá que é possível trabalhar de maneiras diferentes.

Hierarquias para quê?

A Geração Y é vista, muitas vezes, como desrespeitoso e que não responde ao modelo hierárquico da empresa. Na verdade, estes jovens entendem que é possível colaborar e trazer ideias diferentes, independentemente de quem esteja acima deles.

Aproveite a colaboração que os jovens da Geração Y podem trazer! Existe muita vontade de participar e de fazer a diferença, e isso traz uma nova maneira de pensar para todos os colaboradores.

Superficial ou multitarefa?

Muita gente acredita que os jovens da Geração Y são superficiais e não conseguem se aprofundar em uma determinada tarefa.

A realidade é o contrário disso: por terem acesso mais fácil à informação, muitos são interessados por diversos temas e conseguem executar várias tarefas de maneira exemplar. Isso pode ser inspirador e trazer novas maneiras de enxergar processos nas empresas.

 

Créditos: Cursos 24 horas

%d blogueiros gostam disto: