Blog cursos 24 Horas

Você é faz toda a diferença para a sua vida profissional! Do mais fácil para o mais difícil, saiba como fazer isso

Desde o primeiro emprego, você nunca deixou de pensar em crescer na carreira: qual será o desafio seguinte? O próximo cargo? O novo salário? Para obter crescimento profissional e ser feliz no trabalho, suas atitudes são muito importantes.

Todo profissional compartilha do desejo de chegar ao topo na carreira, de preferência no menor tempo possível. Porém, o mercado de trabalho é competitivo, as oportunidades de ascensão são reduzidas e, tão difícil quanto escalar essa montanha, é permanecer lá no alto.

Para não ficar pelo caminho, é preciso adotar a postura certa desde o início da sua vida profissional e ir evoluindo com o tempo. Saiba como fazer isso:

Escreva bem

Quase todas as situações no trabalho exigem que você faça a redação de um texto, desde enviar um simples e-mail para o seu colega até entregar um complexo relatório para o seu cliente. Escrever bem será essencial, pois permitirá estabelecer uma comunicação eficiente e causar uma boa impressão.

Entre as dicas para produzir textos que atendam esses objetivos, considere: usar a linguagem formal ao invés da “linguagem da internet”, prestar atenção na ortografia e na gramática (principalmente em palavras escrita corretamente, acentuação e pontuação) e escrever mensagens curtas e claras. Além disso, sempre faça a revisão!

Aprenda um novo idioma

Dominar o português é o mínimo esperado de um trabalhador, e ser fluente em um segundo idioma, de preferência o inglês, é considerado a nova premissa no mundo corporativo. Já acrescentar uma terceira língua ao currículo, como espanhol, francês e até mesmo mandarim pode ser útil e impressionar gestores e recrutadores!

Há a possibilidade de acessar cada vez mais opções de baixo custo ou gratuitas para aprender o segundo idioma, portanto, não deixe de consultar a internet para isso. Se você já domina o inglês, não esqueça de investir na atualização e aprimoramento e aproveite o pique para iniciar o curso do terceiro idioma.

Dê continuidade à sua formação

A vontade de aprender mais é muito bem vista pelos gestores e recrutadores que oferecem as oportunidades profissionais que você tanto almeja. Portanto, nunca desista da sua educação!

Se você já possui o ensino médio completo, comece a pensar em sua graduação. Se já é graduado, reflita sobre seu objetivo profissional e avance para uma pós-graduação. E, se já possui um vasto repertório, passe a compartilhar seu conhecimento em aulas e palestras, por exemplo.

Independentemente do seu nível educacional, procure por cursos complementares, como, por exemplo, um curso de administração de tempo, que ajudará a otimizar seu dia a dia, ou um curso inusitado como o de gastronomia, que poderá auxiliar a sua criatividade, a sua agilidade e outras habilidades que podem ser aproveitadas no mundo corporativo.

Construa uma boa rede de contatos

O networking possui um papel construtivo na sua escalada profissional e pode ser a chave para o sucesso nos negócios. Ele contribui tanto para a sua posição atual quanto para necessidades futuras, já que em uma rede de contatos de qualidade há sempre uma oportunidade.

Para estabelecer relacionamentos profissionais duradouros, aposte na tecnologia com ferramentas como o LinkedIn e o Facebook, mas não abra mão das interações mais próximas, como uma conversa durante um evento, o envio de um e-mail com artigo que possa complementar essa conversa e assim por diante.

Tenha um perfil empreendedor

Colaboradores têm cada vez mais responsabilidades e autonomia, e, para que recrutadores e gestores possam confiar no trabalho e oferecer uma nova oportunidade, é essencial que você revele seu perfil empreendedor.

Entre as características esperadas, estão a iniciativa de propor algo, a coragem para correr riscos, saber ser um líder e pensar adiante, muito importantes para o seu crescimento profissional. Todas essas características sucesso são adquiridas com o tempo e com a capacitação adequada. Você pode desenvolvê-las com experiências práticas, cursos e muito estudo.

Seja resiliente

A resiliência se tornou uma competência obrigatória para integrar o mercado de trabalho. Ela permite encarar a pressão e a competição do mercado e, ainda, os momentos difíceis que eventualmente surgem no dia a dia, como uma crise.

Entre as características compreendidas por essa competência, estão a capacidade de adaptação, o otimismo, o aprendizado constante, a criatividade, habilidades sociais e o autodesenvolvimento.

Essa competência também pode ser aprendida conforme a sua experiência profissional, com uma capacitação de qualidade que trabalhe cada ponto e, ainda, está muito relacionada com a sua vida pessoal.

Faça um intercâmbio

Fazer um intercâmbio valoriza, basicamente, dois fatores no seu currículo profissional: a possibilidade de aprender ou aprimorar um idioma e expandir horizontes, tirando-o da sua zona de conforto.

Quem já passou uma temporada fora do país, seja a trabalho ou para estudo, é visto como um profissional de alta capacidade e produtividade. O investimento, apesar de ser alto no curto prazo, no entanto, contribuirá com ganhos para o seu crescimento profissional no futuro.

Créditos: Cursos 24 horas

%d blogueiros gostam disto: