Blog cursos 24 Horas

Se você começa a suar frio só de pensar na possibilidade de ter que falar durante uma reunião ou se expor diante de uma plateia, não perca estas dicas de como aprender a falar em público.

Falar em público é uma tarefa que nos acompanha desde a escola, quando temos que apresentar algum trabalho, até os mais altos cargos no trabalho, quando temos que expor planejamentos em reuniões, dar palestras e conduzir treinamentos. Mesmo assim, essa atividade corriqueira representa um dos grandes medos de cerca de 60% dos brasileiros.

Não são raros os casos de profissionais que perderam boas oportunidades por se sentirem extremamente desconfortáveis falando em público. Caso você esteja nesse grupo, saiba que existem técnicas para ajudá-lo a se sair bem nessas situações. Confira as dicas:

Esteja preparado para falar

Se você tem dificuldades para se expressar em público, não adianta querer improvisar, pois certamente o resultado não será muito bom. Seja a apresentação de um trabalho na faculdade ou de um projeto no escritório, a dica é estar muito bem preparado sobre o assunto.

Você deve fazer sua lição de casa e estudar o tema de sua fala, munindo-se de informações e fatos relevantes para sua apresentação. Ter total domínio do conteúdo vai fazer você se sentir mais confiante na hora de fazer a sua exposição.

Ensaie sua fala

Mesmo que você se sinta um pouco desconfortável no início, é essencial que você ensaie a sua apresentação – principalmente se houver um limite de tempo. Apresente na frente do espelho em voz alta para treinar a entonação e o ritmo da fala. Você também pode gravar o ensaio com o celular e assistir para identificar pontos que podem ser melhorados.

Para evitar perder a naturalidade, você pode apresentar sua fala para um pequeno grupo de pessoas, como seus amigos e familiares.

Faça um curso para aprender a falar em público

Investir em um curso vai deixar você mais preparado para elaborar uma boa apresentação, ensinando o passo a passo do processo. Você vai aprender dicas de como conhecer seu público e direcionar sua fala de maneira a cativar a plateia.

Além disso, fazendo um curso para aprender a falar em público você vai adquirir noções de como se portar e como evitar erros que poderiam prejudicar seu desempenho.

Conheça o público e o local da sua fala

Conversar com um grupo de adolescentes é diferente de conversar com um grupo de executivos. Para que você consiga transmitir sua mensagem, você deve levar em consideração as características do público para quem você vai falar. A partir disso, escolha a linguagem, o formato de apresentação e até mesmo os exemplos mais adequados para cada situação.

Além disso, para se sentir mais seguro, procure conhecer com antecedência o local onde você fará sua apresentação. Assim, você poderá treinar sua fala já se imaginando posicionado lá. Caso não seja possível visitar o local, ao menos se certifique de que ele possui todos os equipamentos que você precisa, como computador e projetor de slides – a última coisa que você quer é chegar com uma apresentação em PowerPoint e não ter como transmiti-la, certo?

Haja naturalmente e não espere a perfeição

Pode observar: mesmo quando estamos tendo uma conversa casual e totalmente descontraída, é normal esquecermos alguma palavra ou repetir ideias. Imagine então quando estamos nervosos! Por isso, não espere que sua apresentação saia perfeita – repare que até mesmo os âncoras e repórteres dos principais telejornais do país erram de vez em quando.

Tenha em mente que você vai engasgar em algum momento, mas isso não é motivo para desqualificar toda a sua fala, desde que você consiga manter a compostura. Haja naturalmente e a plateia também agirá dessa maneira.

 

 

Cadastre seu Currículo

Créditos: Cursos 24 horas

%d blogueiros gostam disto: