Blog cursos 24 Horas

Conheça outras atividades importantíssimas realizadas pelo profissional de logística.

Quando pensamos no profissional de logística, a primeira coisa que vem à nossa mente é o controle do estoque. Gerenciar entrada e saída de mercadorias, determinar as condições de armazenamento e controlar a expedição de produtos realmente são atividades muito importantes realizadas por quem trabalha com logística, mas esta área envolve muito mais do que apenas as funções relativas ao estoque.

Quem opta por um curso de logística desenvolve competências para otimizar o fluxo de materiais e também de informações dentro de uma empresa, geralmente dos setores de indústria e transporte, possibilitando uma redução de custos na área de logística.  Essa otimização envolve a capacidade de avaliar e implementar os melhores procedimentos de armazenamento, distribuição, entrega e transporte de produtos.

Assim, o profissional de logística pode atuar tanto diretamente em estoques e almoxarifados quanto na expedição, na controladoria ou na coordenação dos processos da empresa referente à circulação de materiais e mercadorias.

No setor de compras, também é de responsabilidade do profissional de logística fazer a seleção e avaliação de fornecedores, escolhendo aqueles que oferecerem melhores condições de entrega, qualidade dos produtos e pagamento.

Da mesma forma, a pessoa habilitada em logística pode atuar no setor de transporte. Nessa área, ela está capacitada a estabelecer quais serão as formas de entrega dos produtos da empresa, meio de transporte a ser utilizado, trajeto a ser realizado, valor do frete e tipo de embalagem a ser utilizado para garantir as condições ótimas das mercadorias.

Na área de gestão, o profissional de logística tem a responsabilidade de definir e supervisionar todas as operações dos centros de distribuição e armazenamento, estando habilitado a estabelecer processos, contratar funcionários capacitados para a equipe e definir como será feito o controle de entrada, armazenamento, saída e transporte de mercadorias.

O mercado de trabalho de profissionais de logística no Brasil

Os profissionais de logística estão em falta no Brasil. De acordo com um ranking divulgado pelo Banco Mundial, o país está apenas e 55º lugar nessa área em meio a 160 países.

O setor de logística no Brasil está em busca de profissionais qualificados, crescendo cerca de 18% ao ano. Essa alta se explica pela necessidade de redução de custos: uma gestão competente na área de logística pode resultar em aumento da eficiência, melhores condições de negociação com fornecedores e prazos mais curtos de entrega, proporcionando economia para a empresa.

As localidades com mais oportunidades de emprego nessa área são as grandes capitais, onde se localizam centros de distribuição, como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. As áreas que mais recrutam profissionais de logística são as indústrias farmacêuticas, as empresas de comércio eletrônico e o setor ferroviário.

O Curso de Logística

As disciplinas que compõem o Curso de Logística costumam se dividir em blocos como introdução, atividades da área e transporte de cargas. Na abordagem introdutória, são trabalhados os conceitos históricos, a importância dessa área do conhecimento, os desafios da profissão, as oportunidades da carreira e a postura esperada para evoluir no mercado de trabalho.

No estudo nas atividades da logística, são abordados assuntos como planejamento, terminologia técnica, estrutura física, dinâmica de centros de distribuição e estruturas e equipamentos utilizados na armazenagem de materiais e mercadorias.

Já no bloco de disciplinas referentes ao transporte de cargas, são apresentados os tipos de embalagens, os canais de distribuição, as regulamentações que regem cada tipo de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo etc.), a definição dos roteiros e o cálculo dos custos operacionais envolvidos nesses processos.

Alguns diferenciais para o profissional de logística são os conhecimentos em informática, permitindo que ele trabalhe com sistemas computadorizados e bancos de dados, e de línguas estrangeiras, principalmente no caso de empresas que trabalham com fornecedores ou clientes de fora do país.

 

Cadastre seu Currículo

Créditos: Cursos 24 horas

%d blogueiros gostam disto: