Vantagens de ser um freelancer

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, muito mais neste período de crise econômica, quando empresas estão cada vez mais preocupadas com o seu próprio futuro e quando mais e mais profissionais surgem procurando oportunidades de sobrevivência.

Ao mesmo tempo, sempre soubemos que os momentos de crise são os melhores momentos para encontrar oportunidades. E uma grande oportunidade na atual situação econômica e financeira é exatamente a internet, com seu constante crescimento e desenvolvimento.

Enquanto a situação física e presencial se apresenta dificultosa, exigindo constantes investimentos para a sobrevivência, e investimentos de peso, a internet facilita muito mais as coisas, exigindo bem menos (muitas vezes sendo totalmente gratuita) e possibilitando um grande leque de opções para as inúmeras atividades sociais e econômicas.

Para as mais variadas categorias profissionais, o trabalho como freelancer foi o grande achado da internet. A experiência acumulada por qualquer profissional pode ser bem melhor aproveitada, oferecendo seus serviços e conhecimentos a uma maior gama de clientes, atuando naquilo que prefere e gosta, compartilhando o que aprendeu e auxiliando empresas e pessoas, sem precisar manter um contrato com apenas um.

Para ser freelancer, antes de tudo é necessário disciplina

O trabalho como freelancer, para quem vive exclusivamente dele, no entanto, exige disciplina. Mesmo que o freelancer não precise sair de sua própria casa para atender a clientela, deve ter a responsabilidade com a qualidade dos seus serviços e com o cumprimento de prazos.

Mesmo assim, é muito mais interessante do que uma atividade fixa em qualquer empresa: se acha que deve trabalhar desde a madrugada, poderá fazer isso tranquilamente. Se quiser trabalhar à noite, aos sábados, domingos e feriados, também terá essa vantagem.

E isso sem precisar locomover-se para o trabalho, perdendo tempo preciso em idas e vindas, ou sem precisar ter um horário fixo para entrar e sair de sua jornada. Fica claro, contudo, que o freelancer também precisa manter-se regularizado, legalmente, mantendo-se em dia com a previdência social, por exemplo, para garantir o seu futuro.

A maior das vantagens de ser um freelancer está na possibilidade de conhecer para executar suas atividades.

Para um programador ou para um designer, a atualização deve ser constante, podendo oferecer o melhor para seus clientes, o que há de mais atual em sua área, o que demanda estudos, pesquisas, aprofundamento em sua profissão.

O mesmo se dá para um produtor de conteúdos. Talvez seja esta a mais ilimitada as áreas para um freelancer: ele pode escrever sobre qualquer assunto que lhe interesse, oferecendo o que tem de mais precioso: sua capacidade de comunicar-se com as pessoas, de trazer conhecimento, de fazer pensar.

Para isso, é importante que esteja sempre em dia com o que acontece no mundo físico e no mundo virtual, verificando tendências e acontecimentos, conhecendo os assuntos de que trata e suas inovações. Os assuntos podem ser os mais variados, desde uma crítica de um filme até um artigo sobre medicina. O que mais importa ao freelancer produtor de conteúdo é poder transmitir a mensagem de forma clara e inteligível, com embasamento técnico e profissional.

Assim, vai atender não só a sua própria sede de conhecimento: vai propiciar aos internautas que participem daquilo que está aprendendo.

%d blogueiros gostam disto: