As diferenças entre um leilão online e um pregão comum

Quando ouvimos a palavra “leilão”, a primeira imagem que vem à cabeça da grande maioria das pessoas é a de um salão imenso, com muitos itens expostos para análise, cadeiras para os concorrentes e um leiloeiro com um microfone e um martelo nas mãos.

Os participantes lançam olhares tensos uns para os outros, tentando identificar seus adversários, e os gritos dos lances são dados a plenos pulmões.

Por mais charmoso e tradicional que seja o evento físico, a tendência é que ele seja rapidamente substituído pela versão realizada online.

No pregão eletrônico, ao contrário do tradicional, as propostas são apresentadas valendo-se dos meios informatizados. Os chamados lances eletrônicos têm a mesma funcionalidade e validade que os dados pessoalmente, embora sejam mais rápidos e muito menos burocráticos tanto para quem vende quanto para quem compra.

Praticidade

O leilão online leva grande vantagem contra a modalidade tradicional devido principalmente à sua praticidade. Sentados confortavelmente em frente a um computador e conectados à internet, licitantes e pregoeiros reúnem-se em data e hora previamente marcados. As ofertas são realizadas e o produto é leiloado pelo maior lance.

A facilidade de se fazer tudo à distância permite, ainda, que os eventos aconteçam por períodos maiores de tempo, sem a necessidade de uma reunião entre os pretendentes e com prazos mais extensos para o encerramento. Neste caso, é estabelecido um prazo final e os possíveis compradores têm até data e hora combinados para efetuarem os seus lances, não havendo a necessidade de se resolver tudo em alguns minutos, como em um tradicional.

Avaliação prévia

A tecnologia torna-se uma aliada tanto do evento quanto dos avaliadores. Antes eternos viajantes, eles também podem fazer grande parte do seu trabalho de forma remota, analisando os produtos a serem ofertados por descrições detalhadas do estado, imagens e até vídeos, sem a necessidade da presença física.

Toda essa facilidade abre novas possibilidades para o mercado de leilões, antes reservados a especialistas, para uma nova gama de compradores em potencial. Se a modalidade já era interessante antes por oferecer bons produtos a preços bastante convidativos, as novas facilidades online e toda as praticidades que elas trazem permite que tudo seja feito com mais clareza, rapidez e menor burocracia.

%d blogueiros gostam disto: