Artes Marciais – Força e equilíbrio ao seu alcance

Artes marciais – benefícios para a saúde do corpo e da mente

Hoje o tema são as artes marciais. As mais praticadas no mundo estão aqui para que você escolha a que mais combina com seu perfil.

Espalhadas pelo mundo existem centenas de artes marciais, sendo praticadas por milhares de pessoas. Hoje em dia elas exercem algumas funções como:

  • Aprimorar o condicionamento físico

  • Busca do equilíbrio mental

  • Prática de Competições

  • Em Situações extremas, utilizadas para a defesa pessoal

    Artes Marciais
    Equilibro e serenidade também são benefícios das artes marciais

Em tempos antigos, nem sempre foi assim. À medida que o mundo foi se desenvolvendo a  história mostra que as pessoas começaram a se sentir inseguras e por esse motivo praticavam as artes marciais com objetivo exclusivo de proteção.

Ainda foram utilizadas em guerras entre países diversos, pois elas eram muito efetivas contra leigos que não tinha experiência alguma com lutas. Ao longo do tempo porém esse objetivo de defesa foi se dissipando e outros valores foram associados às artes marciais que passaram a ser conhecidas e praticadas como uma modalidade de esporte.

A prática de artes marciais atualmente está voltada para a manutenção da forma física, pois trabalha além da musculatura do corpo, a agilidade e o alongamento. A busca do equilíbrio também é um diferencial associado a praticamente todas as artes marciais praticadas.

Quais são as artes marciais mais praticadas?

Kung Fu

Hoje em dia, é a arte marcial mais praticada no mundo. Ela tem origem a 4000 anos atrás na Mongólia, logo se espalhando para a China. Essa luta na verdade não se chama Kung Fu e sim Wushu, mas por uma falha de comunicação foi rebatizada com esse nome. Essa luta se baseia em posições de animais, tais como, tigre, louva a deus, macaco, serpente e garça.

Servindo como inspiração para diversos filmes, verifica-se que essa modalidade privilegia a obediência, a serenidade e a superação.

Caratê

A segunda colocação fica com o Caratê. Essa luta foi criada na ilha de Okinawa, localizada no Japão. O nome completo é Caratê-do e significa ‘Caminho das mãos vazias’. O caratê valoriza muito o equilíbrio corporal e espiritual

Caratê
Praticado em todas as idades

isso pode ser visto nos katas, golpes coreografados que definem sua experiência na arte marcial.

Judô

Essa arte marcial é possivelmente a mais conhecida em nosso país, principalmente porque o Brasil tem grandes chances de medalhas nas olimpíadas. A criação do Judô teve por objetivo primordial aplicar golpes com maior inteligência e menos força. Se desejar saber mais sobre essa modalidade, confira nosso post.

Muay Thai

Criado na Tailândia em 4000 a.C. o Muay Thai também está na lista das lutas mais praticadas do mundo. Ela foi criada com base no Kung Fu chinês por agricultores que foram forçados a deixar a China.

O Box tailandês que é a tradução de Muay Thai teve sua origem exclusivamente para defender os fazendeiros chineses que estabeleceram na Tailândia.

Dessa forma, inicialmente essa modalidade usava todo tipo de arma, espadas, machados etc.. que foram abolidos posteriormente para evitar acidentes nos treinos. A técnica continuou violenta e essa situação só foi alterada no início do século 20 com a aplicação de regras mais rígidas.

Ainda assim, o Muay Thai tem sempre por objetivo nocautear o adversário, levando-o à lona.

Em muitas academias é amplamente praticados
Em muitas academias é amplamente praticados

Todas essas modalidades tem ganhado cada vez mais praticantes. Muitas academias com aparência de arenas se espalham pelas cidades e tem muita adesão, principalmente pelos mais jovens.

A pratica desses esportes é muito benéfica para contrabalançar os momentos de stress da vida agitada que a maioria das pessoas leva, liberando muita adrenalina.

O mais interessante no entanto é que mesmo com a denominação de lutas, essas modalidades também estabelecem entre seus praticantes relações de respeito, confiança e amizade.

Experimente você também!

Se gostou do post, ou quer saber mais sobre algum tema, deixe sua comentário, pois esse é um espaço dedicado a você.

Obrigada pela audiência e até a próxima!

 

%d blogueiros gostam disto: