Aprenda deixar os assados mais saborosos com essas 5 dicas simples

Na opinião de muita gente, determinados tipos de comidas fritas não podem ser preparados de outra forma. Eles acreditam que a fritura traz consigo a crocância e aquele sabor a mais no prato. O fato, porém, é que a fritura está na classe dos itens que, via de regra, não costumam fazer bem à saúde, por mais saborosa que seja.

Por isso mesmo, a melhor opção para não ficar sem comer aquela babata crocante ou uma bela milanesa crocante, é aprender truques de como fazer esses pratos assados sem que isso implique na perda de crocância.

Mas isso é realmente possível? Especialistas não só garantem que sim, como também compartilham ideias e experiências para se atingir esse objetivo. Bateu a curiosidade? Então confira agora mesmo algumas das melhores dicas para tornar os assados tão saborosos quanto as frituras. Veja!

Dicas para deixar o assado saboroso

Aprenda deixar os assados mais saborosos com essas 5 dicas simples

Como manter o assado crocante

Na hora de empanar um prato que você vai assar em vez de fritar, é importante mudar alguns ingrediente, o que inclui, por exemplo a farinha. Na hora de empanar, procure usar uma farinha mais grossa, como a Panko, farinha muito comum em pratos da culinária japonesa. Outras opções são as de milho ou tapioca.

Cursos Online para Concursos

Gordura nas receitas de assados

Outro ponto importante para os seus assados é investir em outros tipos de gorduras. Um exemplo: na hora que for assar seu prato, procure untar a forma com manteiga ou regar com azeite de oliva, estes são alguns dos métodos para simular a fritura no forno.

Mas existem outros truques, como por exemplo, o preparo do popular pastel de feira assado. Para que fique saboroso e crocante, a dica é colocar uma camada delicada de maionese nos dois lados da massa. O resultado irá lembrar muito o pastel frito, porém seu consumo deve ser imediato para que não murche.

Temperatura para preparar os melhores assados

Outro ponto importante para ter um assado perfeito é ficar atento à temperatura do forno, isso evita uma milanesa molenga ou bolinho murcho. Para evitar esse problema é bom verificar se o forno está quente o suficiente, pois a temperatura do forno deve ser mais alta que da fritura, isso ajuda evitar que o prato seque.

Forminhas para assados

Muitas pessoas têm medo de assar alguns pratos com receio de que ele se espalhe pela forma, mudando seu aspecto e ficando feio. Para evitar esse tipo de problema a dica é usar forminhas, isso além de deixar o alimento modelado, ainda ajuda a assar por inteiro, evitando que fique com alguma parte crua e nada crocante.

Consumo imediato dos assados

E por último a dica mais importante. Diferente da fritura, que se não consumida rapidamente fica mole e murcha, os pratos assados devem ser consumidos imediatamente, pois ficarão duros com o tempo.

Por isso mesmo, assim que terminar de assar já sirva o prato, e se fizer uma grande quantidade, procure separa porções, assim vai assar apenas o que for consumir no momento, e sempre terá um prato fresquinho, cocante e principalmente, livre de gordura, ou seja mais saudável e ainda assim saboroso.

Créditos: R7

%d blogueiros gostam disto: