Alianças se tornam símbolo de lealdade para além dos casais

Quando o assunto são alianças, a maioria das pessoas logo faz uma associação a casais, mais especificamente ao casamento. Apesar de esse ter sido o motivo inicial para utilizar as alianças, com o tempo, elas começaram a se diversificar e a simbolizar outros tipos de união.

O noivado veio a seguir, quando a igreja ponderou que deveria existir um intervalo entre o pedido de casamento e a união em si. Dependendo da tradição e da cultura, os noivos trocam alianças de ouro, mas, em muitos lugares, apenas a noiva tem esse direito. O anel de noivado costuma ser oferecido no momento do pedido e pode ser ornado com um diamante, por exemplo.

Algo comum nos dias atuais são as alianças de compromisso. Visando diferenciar um namoro mais sério, com pretensões futuras, das relações mais superficiais modernas, muitos casais optam por declarar suas intenções com alianças de prata, que costumam ser usadas na mão direita.

O valor da amizade

Muitas vezes, as pessoas têm uma relação muito mais próxima e honesta com amigos, quando comparado ao relacionamento com familiares que moram na mesma casa. A falta do mesmo sangue correndo pelas veias costumava deixar subentendido que a amizade era um sentimento que poderia se encerrar a qualquer momento.

Mas amigos verdadeiros, aqueles que estarão sempre presentes nas vidas uns dos outros, não vão desaparecer de uma hora para outra. Embora, às vezes, precisem ficar distantes por algum tempo. Eles também podem ser presenteados com algo que demonstre esse sentimento, de forma física e palpável.

Foi com esse intuito que as alianças de amizade foram criadas. Algo que possa tornar oficial para o mundo aquilo que alguns conhecem como “irmão de consideração”. Diferentemente das alianças tradicionais, a ideia não é iniciar um compromisso, mas reconhecer algo que se construiu de forma natural ao longo do tempo.

Liberdade

Ao contrário das alianças mais tradicionais de noivado e casamento, a aliança de amizade não segue muitas regras. Elas podem ser confeccionadas em qualquer material e formato e usadas em qualquer dedo de qualquer uma das mãos.

Elas servem até para quem não gosta muito de usar anéis ou não gosta da associação que algumas pessoas fazem com as alianças de amizade. Ao vê-las, muitos pensam se tratar de uma pessoa comprometida, principalmente se os amigos forem um casal homem e mulher.

Por esse motivo, as alianças de amizade começaram a receber formas um tanto mais inusitadas. É bastante comum que tenham gravações com palavras como “melhores amigos para sempre”, por exemplo.

Podem ser dois lados de um coração, duas metades de uma coroa e assim por diante. Também é comum não possuírem a circunferência infinita como as alianças tradicionais.

A fim de evitarem mostrar compromisso em vez de amizade, algumas pessoas escolheram usar essa aliança de forma diferente. Muitos a penduram como pingente em correntes ou já compram diretamente em forma de pingente ou de pulseira.

Não importa o formato, a cor ou como se usa, o que importa é mostrar para os amigos o quanto nos importamos com eles.

%d blogueiros gostam disto: