5 Dicas para evitar o envelhecimento da pele

Quem não quer ficar com a pele linda e jovem, mesmo com o passar dos anos? Se você pensa que só consegue esse resultado recorrendo à cirurgia plástica, botox ou tratamentos caros, relaxe! É possível adotar atitudes simples que vão auxiliar a evitar o envelhecimento da sua pele.
Conheça quais são!

  1. USE PROTETOR SOLAR


Como o nosso Brasil nos presenteia com quilômetros de litoral de lindas praias, fica complicado não pensar em ter aquele bronzeado arrasador.
Até aí tudo bem, mas é super importante tomar cuidado com a exposição solar. Sabia que a falta de proteção nesse momento é responsável por 80% do envelhecimento da pele, principalmente para quem tem a pele mais clara?

Acontece assim: a radiação penetra na pele e ocasiona alterações diretas no DNA da célula, que indiretamente provocarão reações químicas que alteram o DNA e consequentemente as fibras colágenas e elásticas. O organismo possui mecanismos de defesa e ação antioxidante, mas nem sempre isso é suficiente para evitar essas reações. E o aparecimento de manchas, sardas, flacidez, pele áspera e aumento das rugas é resultado desse fotoenvelhecimento da pele.  

Em alguns casos, pode até causar câncer de pele.  Com consequências tão graves, não vale a pena arriscar!

Então, utilize protetor solar no seu dia a dia! E lembre-se: o FPS (fator de proteção solar) nunca deve ser menor que 30 para as regiões mais sensíveis do corpo: rosto, colo, pescoço e mãos. Para o restante do corpo, aplicar um protetor com FPS 15 já é suficiente.

  1. BEBA ÁGUA


Entre nossas células, existe um líquido intersticial que ajudar na sustentação da pele, além de cumprir outras funções. Não ingerir a quantidade de água adequada, deixa a pele flácida e sem viço.

A cada vez que isso acontece, a pele sofre uma distorção e perde um pouquinho de sua firmeza, demorando a retornar ao seu estado natural. Além do aspecto externo, lembre-se que beber água é importante porque favorece a excreção de toxinas, substancias que prejudicam a pele. Por isso, é necessário beber no mínimo 2 litros de água por dia. Adote esse hábito e conquiste uma pele hidratada e firme, além de manter seu organismo saudável.

  1. NÃO FUME


É senso comum que o cigarro traz diversos malefícios à saúde. E quando pensamos em pele, saiba que cada cigarro é responsável por diminuir a oxigenação da pele por 90 minutos!

Por isso fica fácil entender o aspecto da pele de um fumante: grossa e amarelada, por causa da nicotina, totalmente sem viço e opaca.

Como o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo, acelera a perda de colágeno (células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele) e favorece a flacidez.

E tem mais: já parou para pensar que durante o ato de fumar, fechamos os olhos parcialmente por causa da fumaça e fazemos biquinho para tragar? Com a repetição, esses movimentos provocam rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos.

  1. SEM ESTRESSE

Ninguém quer ficar estressado, certo? E ao pensar na pele, menos ainda. Saiba que o estresse emocional altera os hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. A pele pode sofrer as consequências, ficando mais oleosa e com acne.

Além disso, o estresse diminui as defesas do corpo, deixando a pele mais predisposta às doenças e infecções. Já reparou que quando estamos atravessando fases de estresse, notamos que surgem herpes, ou alergias “do nada”?

  1. DURMA BEM

Nosso corpo precisa do sono restaurador. Sem sono adequado não existe reparo do organismo. Durante o sono, produzimos hormônios como a melatonina e o hormônio do crescimento, considerados “rejuvenescedores”. Esses hormônios são calmantes e reparadores.

Se não dormir uma quantidade de horas adequadas para que o corpo cumpra seus ciclos, não há milagres! O organismo não conseguirá completar essa reestruturação. Quem nunca acordou e deu de cara, literalmente com uma pele sem brilho, sem viço e com olheiras?


Gostou das dicas? Linhas de expressão, rugas, flacidez e companhia podem ser evitadas com essas ações simples. Lembre-se que não adianta investir em procedimentos estéticos, cremes e afins se continuar a sabotar sua pele deixando de tomar os cuidados básicos!

%d blogueiros gostam disto: