Bicicleta com segurança – confira algumas dicas para pedalar por aí

Regras para pedalar em segurança

Olá! Estamos aqui de novo :-)! Hoje vamos continuar falando de bicicletas. Nosso primeiro post falou sobre a escolha do tipo de bike ideal para você. Confira, se estiver começando.

O pedal é um esporte compatível com a cidade, podendo ser uma ótima alternativa como meio de transporte, além de garantir que você fique em forma e menos estressado. :-). Acho que só a bike garante essa versatilidade. Por isso, vem ganhando destaque em diversas campanhas quando o assunto é mobilidade e sendo incentivada no mundo inteiro.

Além dos cuidados normais da prática de esportes, é importante conhecermos algumas regras de convivência envolvendo bicicletas, pedestres e veículos. Abaixo destaco algumas dicas gerais, que foram escritas, com base no Código Nacional de Trânsito.

Dicas para ciclistas de convivência no trânsito

Antes de sair por aí é importante conhecer algumas regras de trânsito. Separamos algumas que podem ajudar.

  1. Um primeiro ponto que vou esclarecer, pois quando comecei a pedalar não sabia, é que quando você está pedalando a bike, você é classificado como um veículo, porém ao andar com sua bike na rua, empurrando-a, você se equivale a um pedestre. Em cada caso aplica-se regras distintas.
  1. Assim como a bicicleta tem prioridade em relação aos veículos automotores, os pedestres têm preferência em relação aos ciclistas. Lembre-se disso sempre ao passar por um sinal de trânsito. As pessoas hesitam quando vêem uma bicicleta e você ainda pode causar um acidente se algum desavisado começa a correr para atravessar a rua. Cuidado, lembre-se que você também é pedestre em algum momento do dia.
  1. Não ande pela contramão. Procure seguir o fluxo dos carros, salvo se você tiver em uma ciclovia, ou ciclofaixa, pois essas são vias de mão dupla.
  1. Não ande por cima da calçada, salvo se for pista compartilhada entre bikes e pedestres, porém lembre-se, o pedestre continua tendo preferência. Se for necessário andar pela calçada salte da magrela e ande com ela. Nesse momento, você se equivale a um pedestre.
  1. O ciclista pode ultrapassar veículos em fila, desde que os carros estejam parados (Ex.: Sinal, cancela etc.)
  1. Buzina, espelho e “sinalização” na frente, atrás, dos lados e nos pedais (que pode ser entendida por refletivos) e capacete são muito importantes para a segurança, principalmente em vias movimentadas.
  1. A distância segura que deve ser guardada de um ciclista é de um metro e cinqüenta centímetros.
  1. Sempre sinalize com as mãos, os seus movimentos. Ações como essa ajudam aos motoristas a entender para onde vai o ciclista, evitando acidentes.
  1. Evite locais de trânsito intenso sempre que possível. Opte por ciclovias e ciclofaixas, porém se tiver que pedalar na rua, opte pelas extremidades e sempre que possível opte por seguir pela faixa.

como andar de bicicletaAgora uma dica pessoal. A bicicleta é um meio de transporte fantástico. Uma oportunidade de entrar em forma e ainda evitar o stress diário a que somos submetidos no trânsito.

Eu mesma passei anos indo e vindo de carro e ônibus para o meu trabalho. Ficava muito estressada no fim do dia. Agora tudo mudou. Vou para o trabalho todos os dias de bicicleta e pouquíssimas vezes tenho que suportar o trânsito maluco.

Dê uma chance a você mesmo. Coloque essa ideia na cabeça e compatibilize o esporte com o transporte no seu dia a dia.

Se gostou do artigo, comente abaixo e deixe um tema sobre o qual você quer que eu escreva. Esse espaço foi feito para você.

Valeu!! Até a próxima!

Meta-Descrição: Usar bicicleta para esporte e transporte é uma ótima solução para o seu dia a dia. Mostramos dicas para pedalar e conviver bem com veículos e pedestres 🙂

%d blogueiros gostam disto: