10 erros dos concurseiros

erros-concurseirosPensando em todos os concurseiros que sonham com uma carreira pública e após algumas tentativas, acabam por desistir do sonho, a Nova Concursos oferece neste artigo.

Conheça excelentes orientações que podem ajudá-los a evitar os mesmos erros cometidos pela grande maioria dos concurseiros. Siga as dicas e prepare-se para finalmente alcançar a aprovação!

Vamos a elas!

1 – Deixar para começar a estudar apenas quando o edital for publicado

Este é o pior erro! Em geral, o tempo entre a publicação do edital a aplicação da prova é curto. O correto aqui é dar início a preparação quando o concurso do seu interesse for anunciado.

2 – Não saber qual é a sua área de atuação

As carreiras públicas possuem áreas distintas, por exemplo a área militar, judiciária, administrativa, etc. É importante definir qual a sua área de atuação, desta forma o conteúdo estudado poderá servir para outro concurso da mesma área. O conteúdo cobrado nas provas e as bancas organizadoras costumam ser semelhantes.

3 – Desconhecer o perfil da banca organizadora

Como mencionado no item anterior, existe uma tradição no mundo dos concursos. É importante conhecer bem as características das bancas que organizam os certames da sua área. Uma vez familiarizado com o perfil da banca, será bem mais simples o processo de preparação.

4 – Não realizar simulados

Estudar por meio de simulados é essencial para um bom preparo. O ideal é que o simulado seja idêntico a aplicação da prova, contendo o mesmo número de questões e o mesmo período de duração. Desta forma é possível medir seu desempenho e trabalhar nas melhorias necessárias.

erros5 – Falta de organização

Uma preparação estrategicamente organizada pode aumentar consideravelmente suas chances de aprovação. Utilize métodos funcionais de estudo que contenham cronogramas detalhados e acompanhamento de resultados.

6 – Distração durante os estudos

Se não houver foco e concentração seu tempo de estudo será perdido. Evite locais tumultuados e barulhentos, desligue celulares e notificações de redes sociais. Qualquer distração pode prejudicar sua capacidade de assimilar as disciplinas, principalmente as mais difíceis.

7 – Desmotivação

É praticamente impossível passar em um concurso público se não houver motivação. Uma rotina de estudos funcional exige muita força de vontade e dedicação. É natural que as vezes o desânimo e o cansaço te deixem desmotivado em continuar os  estudos. A dica é manter em mente as recompensas que virão após a provação. Imagine as coisas que você poderá fazer, faça uma lista e deixe-a sempre à vista.

8 – Não praticar atividades físicas

O sedentarismo é um grande vilão quando se trata de preparação para concursos públicos. Mantenha seu corpo saudável para que sua mente funcione plenamente! Boa alimentação, exercícios físicos e descanso são essenciais para o sucesso de qualquer concurseiro! O exercício físico aumenta a capacidade cognitiva e eleva a capacidade intelectual. Sem mencionar que muitos concursos exigem provas de preparo físico.

9 – Estudar as matérias mais fáceis

Outro grave erro dos concurseiros é dedicar muito tempo para as disciplinas mais fáceis. O correto é dar maior atenção as matérias que são mais difíceis para você, porque é provável que essas levarão mais tempo para serem assimiladas.

10 – Utilizar material inapropriado

Por fim, o item mais importante da lista. Existe na internet uma vasta oferta de cursos e apostilas que prometem aprovação imediata. Mas cuidado para não perder seu dinheiro, e pior, seu tempo de estudo. O ideal é realizar uma boa pesquisa sobre os materiais e cursos preparatórios disponíveis. Lembrando que um bom material é indispensável para o sucesso em qualquer concurso público.

Bons estudos!

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

BANNER GENÉRICO

Créditos:

Nova Concursos

%d blogueiros gostam disto: